Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Campo Grande

Com termômetros acima dos 40°, onda de calor deixa Mato Grosso do Sul em estado de alerta

Elevadas temperaturas poderão causar sintomas como irritação, cansaço durante o dia, dores de cabeça e tontura

30 setembro 2020 - 12h06Por Nathalia Pelzl

Calor ao extremo e dificuldade até para respirar, assim vai ser o clima em Mato Grosso do Sul nos próximos dias. Além do estado, o clima abafado está presente em outros estados. Na terça-feira (29), o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 40°C ou mais nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Piauí, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Dentro desta onda de calor, a maior temperatura foi de 43,4°C, em Nova Maringá. Esta temperatura está entre as mais altas já registradas pelo INMET no país. O recorde de calor no Brasil até o momento, pelos registros do INMET, é de 44,7°C, em Bom Jesus do Piauí, em 2005.

Conforme o CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 20 °C a 41 °C e na capital variação está estimada em 24 °C a 41 °C.

Para esta quinta-feira (1º), a previsão é de céu claro em todas as regiões e sem expectativa de chuva no Estado. Umidade relativa do ar baixa em todas as regiões em estado de emergência à saúde com picos menores à tarde. 

Setembro 

Temperaturas recordes em setembro entre os anos de 2008 a 2019, com dados do CEMTEC é de Coxim: 42,9 ºC em 15 de setembro de 2019 e Campo Grande: 39,8 °C em 15 de setembro de 2019.

O órgão listou alguns cuidados e fez o alerta que as elevadas temperaturas nos próximos dias poderão causar sintomas como irritação, cansaço durante o dia, dores de cabeça e tontura. 

Como se proteger do calor

Ingira pelo menos dois litros de água por dia;

Use filtro solar com FPS acima de 50, e, se possível, protetor labial com filtro para evitar queimar os lábios;

Utilize barreiras físicas, como boné, chapéu, óculos de sol e camiseta quando for se expor ao sol;

Procure ficar em locais ventilados;

Se possível, não se exponha diretamente ao sol, e evite horários em que o sol está mais forte, especialmente próximo ao meio dia