Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Campo Grande

Covid muda a vida até de coveiros em Campo Grande

Equipes seguem protocolos da Secretaria de Estado de Saúde e Secretaria Municipal

01 março 2021 - 07h00Por Rayani Santa Cruz

Em Campo Grande, a maioria dos sepultamentos de indivíduos que morrem com ou sem a covid-19 é feita em cemitérios particulares, segundo a Prefeitura.

Os cemitérios públicos como o Santo Amaro e Cruzeiro possuem equipes de 12 servidores entre pedreiros, coveiros e serviços gerais. Conforme a assessoria de comunicação da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura), os cemitérios públicos estão estruturados para atender a demanda [que é pouca] dentro das regras de biossegurança definidas pela Secretaria de Saúde.

Entre os cemitérios particulares, o Memorial Park disse, através da secretária, que as equipes tiveram treinamento e estão passando por reciclagens em curto período pelo técnico de segurança contratado. Ela afirma que as demandas dependem do dia e que familiares são orientados e todos os funcionários seguem a risca o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual). 

Questionados se equipes receberam treinamento e sobre o funcionamento do local em relação a sepultamento com covid-19, o Cemitério Parque das Primaveras disse que não tinha ninguém que pudesse falar sobre o assunto no local. O Cemitério Parque de Campo Grande também não quis comentar.