Menu
sexta, 15 de janeiro de 2021
COVID 19 JANEIRO 11/01 A 15/01/2021
Cidade Morena

De baladas ao tereré e até o narguilé: veja lista de proibições para combater a covid

Compartilhamento de bombas pode disseminar a doença

04 dezembro 2020 - 16h23Por Thiago de Souza

Decreto 14.551, do prefeito Marquinhos Trad, PSD, desta sexta-feira (4), detalhou uma série de proibições necessárias ao combate à covid-19. No rol de restrições estão as baladas, aglomerações de qualquer natureza e até mesmo o uso coletivo do narguilé. 

O detalhamento das restrições está no artigo 2º do decreto. O artigo segundo fala sobre o compartilhamento de utensílios, muito usado em festas e reuniões com amigos. 

‘’...a proibição de festas, eventos e reuniões de qualquer natureza que gerem aglomeração de pessoas, inclusive eventos esportivos e campeonatos, bem como do compartilhamento de objetos, inclusive narguilés e tererés’’, diz o documento. 

Sobre a tradicional bebida de Mato Grosso do Sul, o compartilhamento da bomba pode ajudar a disseminação da doença, já que pode haver transmissão pela saliva dos usuários. O mesmo ocorreu com o narguilé, muito comum em reuniões de amigos e em festas. 

Festas

As festas que gerem aglomerações estão proibidas mesmo fora do toque de recolher. Inicialmente, a restrição noturna começava à meia-noite, mas agora foi antecipada para às 22h, com término às 5h do dia seguinte. 

Para saber demais detalhes sobre as novas regras impostas pela prefeitura, clique aqui.