A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

27/12/2019 11:10

A+ A-

Dona de casa encontra escorpião 'escondido' em coberta em cima da cama e faz alerta

Uma menina de 6 anos foi picada e ficou em estado grave em Campo Grande

A dona de casa Elaine Oliveira, de 38 anos, mora na Vila Piratininga, em Campo Grande, e contou que já achou escorpião até em cima da cama.

“Ele estava em cima da cama no meio das cobertas, morto, como se tivesse sido prensado. E, essa semana, achei mais dois, um no tapete aos pés da cama, morto, parece que pisamos nele, e outro em seguida, só que menor, vivo”, relatou.

Segundo ela, a proliferação do animal acontece sempre e explica o motivo. “Sempre encontro no quintal porque na casa que moro, o muro é muito antigo e meu vizinho é acumulador, então vem de lá e entraram em casa, não sei como”.

Como tem  dois filhos, de 1 ano e 11 meses e de 7 anos, Elaine revela que toma alguns cuidados. “Antes de dormir olho a cama, arrasto pra ver se não apareceu algum. Morro de medo, aqui em casa ninguém nunca foi picado”.

Já sobre o vizinho, ela garante que existe a fiscalização e ele prometeu resolver o problema. “A agente de saúde está sempre passando lá pra ver e cobrar a limpeza dele, ele prometeu que vai cuidar”.

Caso

Uma menina de 6 anos foi picada por um escorpião na última terça-feira (24), no bairro Campo Nobre, em Campo Grande.  A criança brincava perto de casa quando foi picada.

Ela foi encaminhada ao Hospital Regional, onde foi induzida ao coma e chegou a ficar em estado grave. Já nesta sexta-feira (27), apresentou melhora e segue internada, conforme informações do Civitox (Centro Integrado de Vigilância Toxicológica).

Cuidados

Conforme informações do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o aumento nos registros de acidente com escorpião aponta o crescimento e proliferação do animal, principalmente pelo crescimento populacional, mudanças ambientais e abandono de lixo em terrenos baldios.

A coordenadora da unidade, Juliana Resende Araújo, diz que a primeira orientação após ser picado é procurar um médico. “Se a pessoa for picada, deve procurar imediatamente a unidade de saúde. Em épocas sazonais, de outubro a março, época chuvosa e de altas temperaturas, o escorpião é mais presente”, afirma.

Entre as recomendações, cuidado com ralos de banheiro, sempre vistoriar roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los, bater os forros de cama e não deixar arrastando no chão, colocar uma barreira de proteção na parte inferior das portas, manter a residência sempre livre de insetos e roedores e as lixeiras sempre tampadas e com sacos plásticos.

Caso ocorra algum acidente envolvendo esses animais é preciso que o atendimento seja realizado em uma unidade de saúde.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024