Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Campo Grande

Égua e filhote são abandonados em bairro de Campo Grande

Moradores estão se revezando para cuidar dos animais

14 dezembro 2018 - 16h11Por Nathalia Pelzl

Moradores do Bairro Nova Campo Grande estão se revezando para cuidar de uma égua e um potrinho que estão abandonados desde ontem (13), em um terreno baldio no Bairro.

Segundo Lígida Santos, de 53 anos, protetora independente de animais, o potrinho está solto e a égua presa, no entanto, estavam sem água, e correm o risco de serem atropelados.

“Eles estão aqui desde ontem, ninguém sabe quem é o dono e como apareceram aqui, dei água, eles estavam sede, mas não posso ficar. Liguei na Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) e na Ambiental eles informaram que não é da competência deles”, conta a protetora.

Segundo ela, o potrinho está bem magro, com sarnas e com dificuldade para caminhar. Ela conta ainda que muitas cuidadores de animais e ongs estão endividadas.

“A demanda de animal abandonado é muito grande. Várias protetoras e ongs estão endividadas, sem condições de levar par clínicas. A gente espera o mínimo de respaldo do poder público’, finaliza.

A mãe e o filhote estão em um terreno abandonado, na Avenida 9, do Bairro Nova Campo Grande.

Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande, que informou que o  Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) é responsável pelo recolhimento de animais de grande porte, desde que estejam vivos, e o mesmo é feito por uma empresa terceirizada que possui contrato com o Município.

Reforçou ainda que a situação já foi comunicada ao setor que irá acionar a empresa para providenciar a retirada destes animais para serem encaminhados ao CCZ. 

 Em situações como esta, é preciso que a pessoa entre em contato com o CCZ através do 3313-5000 e comunique o local exato onde o animal esteja.