Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Campo Grande

Reajuste é só em abril, mas calorão contribuiu com contas mais caras, diz Energisa

Visitas em casa no período de festas e aumento no consumo de energia em razão do calor salgaram a conta, segundo a concessionária

23 janeiro 2019 - 19h00Por Rodson Willyams

Operando com bandeira verde em Mato Grosso do Sul, a concessionária responsável pelo fornecimento de energia, Energisa afirma que não houve reajuste nas contas de energia elétrica no Estado.

Nesta quarta-feira (23), a empresa afirmou que fatores adversos como: o calor excessivo, recebimento de visitas durante o período de festas e aumento nos índices de impostos acabaram deixando a conta salgada para o contribuinte. A concessionária atende 74 municípios de Mato Grosso do Sul.

O coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz Rudi, alega que o reajuste nas contas só deve acontecer no mês de abril, quando o valor será corrigido. "O valor por quilowatts/hora é o mesmo desde abril do ano passado. O que acontece neste momento, e não é só aqui no Estado, mas como no país todo, é a onda de calor. As altas temperaturas têm provocado elevação no consumo de energia".

Rudi lembra que a empresa tem registrado o maior pico de consumo a partir das 15h30. "Ou seja, o consumo ocorre no período da tarde em que está entrando o maior pico de consumo de energia elétrica no Estado".

Outros fatores que incidiram no aumento da conta, segundo ele, foram os impostos como: ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), PIS (Programa de Integração Social)/Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e a cobrança na taxa iluminação.

"Os impostos que incidem na conta podem se alterar de acordo com o consumo, ele é escalonado. O ICMS, por exemplo, ele pode sair de 17 para uma alíquota de 20% e até de 25% conforme for o consumo do cliente. Bem como a iluminação pública (Cosip), conforme o consumo do cliente ela tem um valor cobrado a mais. Lembrando que nos casos dos ICMS, PIS, Cofins nós somos arrecadadores e repassamos na íntegra para os governos federal, estadual e municipal", explica o coordenador.

A conta que está sendo faturada neste mês é relativa a dezembro de 2018. "O Operador Nacional do Sistema (ONS), que controla todo o consumo de energia elétrica do país, desde dezembro, ele vem sinalizando que o consumo está mais alto. Agora em janeiro, nós tivemos dois recordes de consumo sendo um no dia 15 de janeiro e outro no dia 16 de janeiro. Em dezembro tivemos 13 dias com picos de consumo e em janeiro até o dia 21, registro oito picos de consumo".

E já alerta os consumidores: "mantendo a temperatura do jeito que está e os hábitos dos consumidores, a próxima conta tem tendência em vir mais alta".

Economia

Para economizar, Jonas lembra que o consumidor deve ficar atento e fazer a manutenção de aparelhos como geladeiras e o ar-condicionado. "A geladeira é importante verificar se não está próximo de lugares quentes, como do fogão, ou exposta ao sol. O calor faz com que o aparelho consuma mais energia e afeta o desempenho".

Outro que consome muita energia é o ar-condicionado. "É importante fazer manutenção do ar-condicionado, o ambiente bem dimensionado, a potência do ar pelo tamanho do cômodo que vai refrigerar e quantidade de pessoas é importante saber. Se ele estiver em dias com a manutenção pode ser mais eficiente e representar economia de 50% na conta".

Benefício

Outro ponto lembrando é quanto ao Cadastro Único feito pelo governo federal, que concede desconto para consumidores nas contas de energia. "Esse desconto em média é de 40% no valor da conta de energia e chega até 65% no valor do consumo. Em casos que nós analisamos, o consumidor não teve aumento no consumo, mas ele não atualizou o cadastro e, por isso, acabou perdendo o benefício. É importante lembrar que quem tem esse benefício, ele não atualiza automaticamente e tem que ser feito a cada dois anos no CRAS. Faz ou atualiza o cadastro e depois tem que procurar a Energisa para ter o benefício de volta".

Esclarecimento na Câmara Municipal

Ao ser questionado sobre as convocações em cidades do interior e até pela Câmara Municipal de Campo Grande para dar esclarecimentos, Jonas afirmou que a empresa se fará presente em todos os locais. "Até ontem (22), nós não havíamos recebido o convite oficialmente para estarmos na Câmara Municipal de Campo Grande, mas estamos à disposição da população".

Ele afirma que, na última sexta-feira (18) a equipe esteve em Nova Andradina. "Estivemos analisando os casos que recebemos de lá. Segunda-feira (21), estivemos também em Dourados e hoje em Campo Grande para prestar esclarecimento".

Rudi ainda lembra que, na dúvida quanto o consumo nas contas, qualquer cliente deve os procurar. "Liga no nosso 0800 que funciona 24 horas por dia nos sete dias por semana. Faça a sua reclamação pelo atendimento personalizado que vamos responder a todos".

Ele finaliza lembrando que a empresa, junto com o Procon Estadual, estuda uma maneira de ajudar aqueles consumidores que não conseguirem pagar as contas. "Estamos em fase de análise, mas estamos vendo a possibilidade do consumidor poder parcelar essa conta", finaliza.