Menu
segunda, 02 de agosto de 2021
Cidade Morena

'ATLÂNTIDA': para evitar ficar debaixo d'água, Campo Grande precisa investir em bacias de contenção

Engenheiro avalia soluções para enchentes na Capital; condomínios já adotam medidas

28 fevereiro 2019 - 17h00Por Dany Nascimento

Após diversos estragos diante da forte chuva que caiu na Capital, o engenheiro civil Frederico Rezende Fernandes destaca que a prefeitura deveria elaborar um plano de contenção para tentar evitar problemas com inundações e ficar atenta à limpeza das saídas de água, tradicionalmente conhecidas como boca de lobo.

De acordo com o profissional, é importante criar bacias de contenção, que seguram a água antes do desague em rios e córregos. “O asfalto impermeabiliza o solo, a água ganha velocidade e a situação fica complicada. É importante a limpeza dessas bocas de lobos para que a água escorra e caia na bacia de contenção, muitas vezes a boca de lobo está entupida e acaba gerando caos”.

Diversas regiões foram afetadas com a chuva forte. A rotatória da Avenida Rachid Neder com a Avenida Ernesto Geisel é um dos pontos danificados, já que ficou com asfalto completamente destruído e deixou motoristas ilhados no local. Diversos veículos estragaram, já que a Avenida se tornou um rio de correnteza forte.

Conforme Frederico, faltam bacias para segurar o forte volume de água. Ele cita, como exemplo, a lagoa do Parque das Nações Indígenas, que segura água por alguns minutos quando chove forte. “Basta observar a lagoa para perceber que ela tem várias saídas, vários ladrões de água e só enche com chuva forte de muitos minutos. Precisamos ter mais bacias pela cidade, para tentar evitar problemas como o que vimos recentemente na cidade”, afirma o profissional.  

O engenheiro destaca ainda que muitos bairros de Campo Grande não possuem drenagem. “Foi feito asfalto, mas não foi feita a drenagem. Para isso, agora é necessário danificar o asfalto para colocar drenagem. São muitos bairros sem esse serviço, que também é importante para evitar grandes problemas”.

Bacias de contenção são criadas nos novos condomínios, que vem sendo construído na cidade. Segundo o engenheiro, a prefeitura exige que todos tenham galerias subterrâneas ou bacias abertas, para evitar que a água escoe toda para a rede de esgoto, gerando mais transtornos.

* Atlândida é uma ilha lendária que teria afundado no oceano

Leia Também

Motociclista morre em batida com outra moto na Yokohama
Cidade Morena
Motociclista morre em batida com outra moto na Yokohama
Tem 28 anos ou mais? Pode se vacinar amanhã em Campo Grande
CORONAVÍRUS
Tem 28 anos ou mais? Pode se vacinar amanhã em Campo Grande
Santa Casa registrou aumento de 5% na procura por planos de saúde durante a pandemia
Cidades
Santa Casa registrou aumento de 5% na procura por planos de saúde durante a pandemia
Mulher que matou dois maridos grava vídeo e admite que fez uma terceira vítima
Geral
Mulher que matou dois maridos grava vídeo e admite que fez uma terceira vítima