Menu
domingo, 13 de junho de 2021
Cidade Morena

Filho de vereador precisa encontrar doador de medula óssea compatível

A família faz campanha para que doadores procurem bancos de doação de sangue e façam o cadastro; ele precisa de doador 100% compatível

26 outubro 2020 - 11h20Por Rayani Santa Cruz

Adeilson Freitas de Araújo, 34 anos, filho do vereador Ayrton Araújo, iniciou uma campanha de doação de medula óssea para encontrar alguém que seja 100% compatível. Ele foi diagnosticado com a forma mais severa da aplasia medular.  

“Fui diagnosticado com aplasia medular, que é anemia aplástica grave, e o médico me indicou o transplante de medula. Meus irmãos já fizeram o teste, mas eles são apenas 50% compatíveis comigo. E vamos buscar alguém que seja 100% para fazer esse procedimento”, diz Adeilson.

A anemia aplástica é uma condição rara em que o organismo deixa de produzir quantidade suficiente de células sanguíneas novas. “É uma doença onde a minha medula vai entrando em falência e diminui a produção dos principais componentes do sangue, que é a hemoglobina, plaquetas e leucócitos”. 

Adeilson está em tratamento e precisa de transfusão de sangue até conseguir um doador 100% compatível. 

O ideal é que os doadores compareçam Hemosul, na avenida Fernando Correa da Costa, 1304 e façam o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea. Um indivíduo pode ser voluntário para a doação de sangue, doação de medula ou de ambos. É importante que este desejo seja explicitado no momento do cadastro.