A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

há 3 anos

A+ A-

Grupo Amor à Vida comemora 20 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em MS

Com a pandemia a procura aumentou em 30%, mas a entidade disponibilizou dezenas de voluntários para atendimentos

Com mais de 1 milhão de atendimentos durante os 20 anos de existência, o GAV (Grupo Amor à Vida) faz aniversário neste mês de abril, tendo como foco a prevenção do suicídio e o apoio emocional à pessoas em crise através de atendimento telefônico gratuito.

Neste momento delicado de pandemia onde muitos estão lidando com lutos, ansiedade e sofrimento, o Grupo Amor à Vida disponibiliza voluntários para uma escuta acolhedora, sigilosa e sem julgamento.

Um dos responsáveis, Roberto Sinai disse ao TopMídiaNews, que a procura aumentou em 30% devido à pandemia e o grupo já se prepara para atendimentos no pós-pandemia, onde deve-se ter um aumento de taxas de quadros de depressão segundo estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Ao longo desses anos foram mais de 1 milhão de ligações, 800 palestras públicas, mais de 500 atendimentos pessoais. A pandemia aumentou a procura, mas nós contamos com 70 voluntários em home office com atendimento das 7h às 23h”.

Cuidado com as crianças

Roberto explica que a equipe recebeu algumas ligações de crianças, pois a falta da relação social e fechamento de escolas tiveram impacto. Ele orienta os pais a também mudar o comportamento geral em casa, para que a criança não sinta solidão.

“O ser humano é feito de relacionamento e até a crianças estão sendo acolhidas pela falta de ter seus amigos, a escola. Os pais precisam ocupar o tempo dos filhos não só com atividades virtuais, precisam ocupar o filho com carinho. Sentar, olhar nos olhos e conversar. Sabemos que a solidão é um mal da humanidade e as nossas crianças também sente esse sentimento. Precisamos dialogar com os nossos filhos e ter um relacionamento bom com a família”.

Sinai também cita que o estudo da OMS prevê aumento de 1.600 suicídios no mundo, e que um terço da humanidade deve estar acometida por algum quadro de depressão. Por isso, entidades como a GAV serão fundamentais.

Existe uma saída! Confie

“Acreditarmos que a vida é o maior de todos os bens. Sem a vida, nenhum outro bem que possamos ter pode ser fruído. Quem pensa em autodestruir-se não quer perder a sua vida. O que deseja é livrar-se de um sofrimento que não consegue suportar. Por acreditar que não há uma saída, perde a esperança e adota esta medida extremada. Porém, nós, do Grupo Amor vida, sabemos que sempre há uma saída, e que a dor compartilhada dói menos.”

Roberto explica que o desabafo é um antídoto contra a baixa auto-estima e sentimentos de destruição. “Quando esvaziamos o sentimento ruim que sentimos, nós sentimos melhor e precisamos saber que a vida é o bem mais precioso que temos. Estamos aqui para acolher e a pessoa pode ligar com a certeza de que nós vamos atender com o mais profundo carinho e amor.”

Serviço Grupo Amor à Vida
67 3383-4112 (fixo)
67 99266-6560 (Claro)
67 99973-8682 (Vivo)

Atendimento de segunda a domingo, das 7 a?s 23h
Não usam identificador de chamada para preservar a privacidade dos atendidos.
 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias