Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Campo Grande

Henrique de Medeiros é reeleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Eleição foi presencial e virtual, com respeito aos protocolos de biossegurança

21 outubro 2020 - 17h47Por Thiago de Souza
Henrique de Medeiros é reeleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

O escritor, jornalista e publicitário, Henrique Alberto de Medeiros Filho, foi reeleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras para o triênio 2020-2023. A eleição para a casa cultural ocorreu nas modalidades presencial e virtual. 

O processo eleitoral foi conduzido pelo atual Secretário-Geral da ASL, poeta Rubenio Marcelo, em meio a inúmeros desafios por conta da pandemia da covid-19. No entanto, foram seguidos todos os protocolos de biossegurança exigidos. A votação foi por aclamação, em função da chapa única registrada.

                                                          Nova diretoria da ASL. Marisa Serrano é a vice-presidente. (Foto: Divulgação)

A escritora e ex-senadora, Marisa Serrano, é vice-presidente. A ASL foi criada em 1971 e possuiu 40 cadeiras, aos moldes da Academia Brasileira de Letras. 

A nova diretoria conta com o historiador Valmir Batista Corrêa – também atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul - como secretário-geral; o escritor Samuel Xavier Medeiros como secretário; o poeta Guimarães Rocha como 1º  Tesoureiro; e o professor e escritor Américo Calheiros como 2º Tesoureiro. 

A posse desta diretoria está marcada para 30 de outubro, quando também serão divulgadas as diversas novas Comissões da ASL, que - conjuntamente com a Diretoria -  atuarão nas atividades da Casa e participarão dos eventos/projetos acadêmicos que serão desenvolvidos na próxima gestão.

História

Referência cultural de Mato Grosso do Sul, a ASL foi fundada como Academia de Letras e História de Campo Grande, cuja denominação predominou até dezembro de 1978, quando em assembleia geral, às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS), - em 1979 -, a instituição foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.