A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

14/10/2020 12:00

A+ A-

Hospital São Julião vai realizar 1,2 mil cirurgias de hérnia e vesícula pelo SUS

Ações suspensas durante a pandemia são retomadas e hospital pretende fazer até 100 cirurgias por mês

Cerca de 4 mil pacientes que aguardam na fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde), em Campo Grande, poderão ser beneficiados por cirurgias de hérnia ou colecistectomia (vesícula). 

Isso porque, a partir desta quarta-feira (14), o hospital São Julião, em parceria com a Prefeitura, retomam projeto firmado ao início do ano. A expectativa é de que sejam realizadas até 100 cirurgias por mês.

O convênio entre a Prefeitura de Campo Grande e o Ministério da Saúde, que busca reduzir a fila de espera das cirurgias eletivas na Capital, foi assinado em fevereiro, mas devido à pandemia do novo coronavírus não pode ser efetivado, como o esperado.

Em coletiva de imprensa, o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, explicou que estão previstas 20 cirurgias por semana. “Temos diversos pacientes que ficam há muito tempo na fila de espera. O nosso objetivo é zerar essa fila e assim diminuir o sofrimento dessas pessoas que há tanto tempo aguardam pelas cirurgias”, afirmou.

Os pacientes já estão regulados pelo sistema da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). As cirurgias serão marcadas através do sistema de regulação, onde o paciente passará previamente por consulta com um médico especialista, que irá avaliar a necessidade do procedimento cirúrgico.

Questionado sobre medidas de biossegurança, José Mauro disse que existem dois riscos, sendo o primeiro de o paciente se contaminar no hospital por um acaso, e o da própria doença em si, que já está espalhada. Ele explicou que todas as medidas serão tomadas para resolver a patologia e não colocar a vida do paciente em risco. 

Participou da coletiva, também, o diretor administrativo Amilton Fernandes Alvarega, representante do hospital São Julião. “O contrato foi assinado ao início do ano, mas em função da pandemia, foi suspenso em março. Na semana que vem, 80% do contrato será cumprido e no mês que vem já estaremos atendendo em 100% as cirurgias. Na fila, temos 4 mil pessoas esperando e vamos reduzir com 1.200 cirurgias por mês”, disse.  

Quatro cirurgiões, além da equipe padrão, estarão disponíveis no ato da cirurgia e no pós operatório, citou a cirurgiã-geral Aurely Fabiana Pereira Rodrigues. 

O acordo, fruto de emenda parlamentar do senador Nelsinho Trad (PSD), vai destinar R$ 2,3 milhões para a realização dos procedimentos. Foram pactuadas 100 cirurgias por mês e a expectativa é que 1,2 mil pacientes passem pelos procedimentos no prazo de um ano.

O Hospital São Julião está localizado na Rua Lino Villacha, 1250, Nova Lima. Mais informações no (67) 3358-1500 ou (67) 3314-9955.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias