Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Campo Grande

HU confirma paciente de nove meses com suspeita de meningite

Criança teve entrada no hospital com sintomas da doença

04 março 2019 - 17h59Por Amanda Amaral

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian confirmou que há uma criança de nove meses sob suspeita de meningite na unidade. A criança teria se deslocado com a família do interior de Mato Grosso do Sul para Campo Grande no domingo (3).

A assessoria de imprensa da unidade confirmou, extraoficialmente, que o caso é investigado. A criança se encontra em estado grave no setor de pediatria do HU.

Meningite

Uma variação da doença vitimou Arthur Araújo Lula da Silva, um menino de apenas 7 anos e neto do ex-presidente Lula. O tipo evolui rapidamente e é provocado por uma bactéria chamada Neisseria meningitidis. Conforme a Exame apurou com especialistas, a meningite pode ser causada por bactérias, fungos e vírus.

A doença provoca a inflamação das membranas protetoras do cérebro e da medula espinhal, as meninges. Isso causa desde dores de cabeça no pescoço até febres, intolerância a luz e vômitos. No caso da variação meningocócica, a doença também faz com que manchas roxas apareçam na pele.

O diagnóstico e o tratamento precisam ser rápidos, porque a doença é fatal em 50% dos casos em que não há tratamento. Mesmo que ela não leve o paciente a óbito, a meningite meningocócica pode deixá-lo com sequelas, como dano cerebral ou perda auditiva. Além disso, ainda que o tratamento — antibioticoterapia, no caso das variações bacterianas da doença — seja iniciado rapidamente, algo entre 8 e 15% dos afetados pelo mal podem não resistir e falecer entre 24 e 48 horas após o início dos sintomas, segundo a Organização Mundial da Saúde (ONS).