A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

20/04/2021 17:00

A+ A-

Idosa tem 2ª dose adiada em Campo Grande e advogado diz: 'põe em risco a eficácia'

Ele classificou a medida da prefeitura como ‘’estratégia errada’’

Advogado, filho de uma idosa de 67 anos, lamentou que a 2ª aplicação da vacina na mãe dele foi adiada, em Campo Grande, por falta de doses. Ele alertou que a demora na vacinação pode comprometer a eficácia do imunizante e botar a familiar em risco. 

Conforme o denunciante, a mãe estava com agendamento para tomar a 2ª dose da Coronavac, no dia 22 de abril. No entanto, ficou sabendo pela imprensa que os agendamentos para a 2º dose foram cancelados, por falta de imunizantes. 

O profissional lamentou a estratégia de vacinação da prefeitura, que na visão dele, preferiu aplicar a 1ª dose do imunizante em outros públicos e não guardou vacina suficiente para aplicar a segunda dose em idosos. 

‘’Isso é um absurdo. Isso é temerário. A segunda dose deve ser tomada entre o 14º dia e o 28º dia após a primeira dose. Caso contrário perde a eficácia’’, explicou e lamentou o advogado. 

O denunciante se diz confuso com o processo de imunização na cidade. Ele destacou que todo lote de imunizantes recebido tem de ter uma reserva para a 2ª dose. 

‘’Se tem reserva, tem vacinas’’, refletiu o filho da idosa. 

Outro ponto destacado é que o agendamento da segunda aplicação na mãe dele foi feito na data limite de 28 dias após a primeira aplicação. O advogado reclama que, se há previsão de falta de vacinas, a prefeitura deveria fazer o agendamento com uma folga de dias para que não exceda a data ideal. 

Outro caso

Uma idosa de 71 anos, moradora do Jardim Mário Covas, ficou triste ao saber que sua segunda aplicação foi adiada. Ela deveria tomar a dose de reforço nesta terça-feira (20), mas ficou sabendo que o dia seria exclusivo para militares das Forças Armadas e profissionais que atuam em hospitais. 

A moradora se mostrou confusa, já que algumas pessoas diziam que era para ela ir ao posto e outras diziam que iriam estar fechados. No caso dela, os 28 dias da primeira aplicação vão vencer na quarta-feira (21). 

Resposta

A Prefeitura, por meio da assessoria, explicou que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde são ‘’carimbadas’’, ou seja, possuem recomendação para público específico. 

Também, foi explicado que na mais recente remessa de vacinas, foram entregues menos doses para a 2ª dose da Coronavac e mais frascos de 1ª dose da Astrazeneca. Com isso, diz a Prefeitura, o atendimento a quem estava com a segunda dose agendada ficou prejudicado. 

‘’Cabe ressaltar também que no início do mês, o município realizou o adiantamento do calendário, oportunizando, inclusive, nos dias 09 e 10 de abril, que pessoas que estavam com a segunda dose da Coronavac agendada até o dia 22 de abril já pudessem se vacinar.  Desta forma, a orientação é para que as pessoas que eventualmente, por motivos diversos, não conseguiram se vacinar à época, e estão agendadas para a segunda dose da Coronavac entre os dias 20 e 22 de abril, aguardem a chegada de uma nova remessa e o anúncio do município para se vacinarem, considerando que não há doses de vacinas disponíveis para atendimento deste público’’, explicou em nota. 

A prefeitura também destacou que não há nenhum agravante relatado de alteração na eficácia do imunizante, caso aplicado após o 28º dia da primeira aplicação. 

A expectativa para a chegada de novos imunizantes e a continuação da imunização é na próxima sexta-feira (23). 


 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024