A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

06/03/2019 13:15

A+ A-

Igreja Católica lança Campanha da Fraternidade voltada para Políticas Públicas

Dom Dimas convoca a população para participar da campanha e fazer valer ações que ficaram no papel

Com tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) apresenta a Campanha da Fraternidade utilizando o lema ‘Serás libertado pelo direito e pela justiça’. De acordo com o Arcebispo Metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa, o principal objetivo é fazer com que a sociedade participe da ação.

“A campanha será lançada oficialmente no dia 10 de março, no ginásio poliesportivo Dom Bosco, com a celebração da Santa Missa. Essa campanha existe desde a década de 70, demonstrando que fé e vida caminham juntos. O tema é decidido dois anos antes, a pastoral diocese indica temas de relevância social. Por exemplo, já tivemos temas indicados pela pastoral da criança. Chegam 20 propostas e o Conselho Pastoral define”.

De acordo com Dom Dimas, o tema escolhido será utilizado para buscar ações, projetos e programas para garantir a eficácia dos direitos. “Sabemos que muitas vezes, existem leis lindas, que pregam ações fantásticas que não são cumpridas. Precisamos de toda a sociedade, da união das pessoas para fazer o bem pelo próximo. O lema sempre é retirado de uma passagem bíblica, queremos levar o povo de Deus a pensar de maneira que consiga contribuir e reivindicar políticas públicas previstas em lei. Algumas são bonitas, mas não sai do papel”.  

Conforme o Arcebispo, as ações serão voltadas para quatro áreas: crianças e adolescentes, saúde, assistência social e educação. “Temos a Associação Lar do Pequeno Assis, Lar dos Sonhos Positivos, Pastoral da Criança Saúde, Pastoral Prevenção ao Suicídio, Pastoral da Saúde Assistência Social, Pastoral da Pessoa Idosa Pastoral do Migrante, Pastoral Indigenista, Pastoral do Surdo, Pastoral Carcerária Educação, Programa Educação para Valores. Além do texto-base, outros materiais foram produzidos para dar apoio nesta missão como círculos bíblicos, que trazem aprofundamento da Palavra de Deus; sugestão de celebração ecumênica, para reunir pastores e representantes de outras Igrejas na preparação desse evento; a Cartilha Fraternidade Viva, rodas de conversa com a perspectiva de aprofundar-se no tema e a vigília eucarística e celebração da misericórdia”.

Além da Campanha da Fraternidade, a comunidade católica destaca que pretende aderir uma sugestão feita pelo Papa Francisco e realizar ações no Dia Mundial dos Pobres. “Vamos aderir a sugestão e realizar ações no dia 17 de novembro, podemos trabalhar socialmente para ajudar as pessoas”.   

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias