TCE MAIO
(67) 99826-0686
PMCG - Prestação de contas

Indigenas ocupam Funai em Campo Grande contra nomeação de coronel

Grupo de vinte indigenas ocupa o prédio

10 NOV 2016
Airton Raes e Thiago Souza
18h49min
Foto: Thiago Souza

Um grupo de indígenas ocupou na tarde desta quinta-feira, 10 de novembro, a sede da Funai em Campo Grande, contra a nomeação do coronel da reserva do Exército Renato Vidal Sant'Anna na coordenação regional do órgão. 
Cerca de 20 indígenas estão dentro do prédio da Funai. Todos os servidores administrativos do órgão foram embora. Segundo um dos manifestantes, eles estavam em um seminário, quando foram pegos de surpresa com a nomeação do novo coordenador e foram direto para a Funai. Esse grupo solicitou que os servidores se retirassem. Vão iniciar um movimento até que a nomeação ser revogada. Não foi permitida a entrada da imprensa no prédio. 
O coronel 23º substitui Evair Borges, que estava na Coordenação Regional desde abril de 2014, inicialmente como substituto e, meses depois, efetivado. Evair é da etnia Terena e foi indicado pelas lideranças indígenas. 
Também foi informado pelos indígenas que a partir de amanhã estará chegando lideranças de demais etnias do Estado de Sidrolândia, Porto Murtinho, Dois Irmãos do Buriti. Miranda. Aquidauana e Nioaque. Eles afirmam que só desocupam a Funai se for outro indígena nomeado.
A Coordenação Regional de Campo Grande centraliza a organização dos trabalhos das Coordenações Técnicas Locais instaladas nas cidades de Aquidauana, Bonito, Brasilândia, Corumbá, Miranda e Sidrolândia.
Em sua área de atuação encontram-se Terras Indígenas tradicionalmente ocupadas pelas etnias Terena, Kadiwéu, Ofayé-Xavante, Kinikinawa e Guató, mas sua abrangência envolve também indígenas de outras etnias como os Atikun, Guarani Kayowá e Guarani Ñandeva.
A CR Campo Grande também desenvolve políticas públicas voltadas para os indígenas que vivem em áreas urbanas, compondo diretrizes que buscam contemplar suas especificidades.

 

Veja também