Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Lei: escolas para pequenos são obrigadas a capacitar professores para prestar primeiros socorros

Lei foi criada em homenagem a garoto que morreu engasgado em passeio escolar

09 março 2019 - 15h15Por Nathalia Pelzl

Levar o filho para escola, principalmente quando está ingressando na educação infantil e básica, pode gerar desconforto para os papais e mamães, ainda mais de primeira viagem, e questionamentos sobre a segurança, cair e machucar, tudo isso faz parte do processo, é natural.

Mas, e se além dos profissionais capacitados na área pedagógica, ter também pessoas preparadas e orientadas para prestar primeiros socorros? Saiba que agora é Lei, todas as escolas, seja pública ou privada, de educação infantil, precisam capacitar seus funcionários a terem noções básicas de primeiros socorros. A determinação vale também para espaços de recreação infantil.

A Lei Lucas 9468/18, foi criada em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos. O menino morreu em 2017, após se engasgar em um passeio escolar, em Campinas (SP).

Sobre o treinamento para os profissionais de Campo Grande, a Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul, oferece de forma gratuita e também paga. Os profissionais e instituições que tiverem interesse podem entrar em contato através do site.

Nossa equipe entrou em contato com a SED (Secretária de Estado da Educação) e Semed (Secretaria Municipal de Educação), responsáveis pelo Estado e Município, para saber sobre a preparação dos profissionais das unidades de ensino. 

Em nota, a SED informou que, "por intermédio da Coordenadoria de Formação Continuada, a Secretaria está em tratativas para que seja criada uma logística de treinamento dos servidores, com o objetivo de atender todas as disposições da Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de Educação Básica e de estabelecimentos de recreação infantil".

Já na rede municipal de ensino, a Semed infomou que todos os profissionais da Educação Infantil já foram capacitados, fazendo curso de primeiros-socorros, e que, "quanto a Educação Básica, que se refere do 1º ao 9º ano, todos os servidores que atuam nas escolas, desde guardas ate professores e pessoal do administrativo irão concluir a capacitação até o final do ano. As capacitações já estão sendo organizadas para eles".