Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Campo Grande

'Lockdown é ineficaz', diz Associação Comercial de Campo Grande

Entidade diz que efeitos na economia serão devastadores

04 agosto 2020 - 16h19Por Thiago de Souza

Associação Comercial e Industrial de Campo Grande repudiou, nesta terça-feira (4), a tentativa de implantar um lockdown na cidade. O pedido de isolamento severo foi feito pela Defensoria Pública do MS à Justiça.

Conforme nota à imprensa, a entidade diz representar cerca de oito mil comerciantes e garante que a medida não é eficaz para combater o avanço do novo coronavírus. A Acicg cita experiências de cidades brasileiras, como Cuiabá (MT) e até Nova Iorque, nos Estados Unidos, para mostrar que os casos continuaram nesses locais, mesmo com medidas de isolamento severos. 

''...o bloqueio total do comércio e serviços terá efeitos devastadores à economia da Capital, afetando diretamente a manutenção dos postos de trabalho, impactando na produção, na demanda e no consumo. De janeiro a junho, 1978 empresas foram extintas em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Junta Comercial do Estado'', diz trecho da nota. 

Para a Associação Comercial, protocolos de biossegurança como higienizar as mãos, uso de máscaras e distanciamento social são mais eficazes. Além disso, diz que a conscientização da população sobre os cuidados pessoais é tão importante quanto. 

A entidade diz ainda que o setor comercial tem colaborado com as medidas de contenção do vírus desde o início da pandemia e que não é justo punir novamente o segmento econômico da cidade. 

''[ o comércio] não pode sofrer ainda mais por decisões arbitrárias, imediatistas e que ignoram o pensamento sistêmico. Os empresários estão fazendo sua parte e a população precisa que os órgãos públicos façam o que lhes cabe, zelando para que cidadãos com sintomas da COVID-19 tenham acesso aos testes e/ou recebam o tratamento adequado antes mesmo que seja necessário o uso de UTI'', diz o trecho final da nota. 
A decisão sobre a implantação do lockdown na cidade ainda não foi decidida pela Justiça.