A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

05/03/2020 15:10

A+ A-

Macas retidas e caos do Samu ameaçam causar mortes em Campo Grande

Situação é corriqueira e impede equipes do Samu de trabalharem bem no socorro médico

Macas de viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão sendo retidas em hospitais de Campo Grande e prejudicando o atendimento, segundo o vereador Eduardo Cury. A prática que é proibida por lei municipal causa transtorno no atendimento à população e ainda pode resultar em mortes. Para o vereador o problema é falta de gestão e responsabilidade. 

Segundo o parlamentar, desde que o Samu foi implantando na cidade, há 15 anos o problema ocorre. E ao que tudo indica, é muito fácil de resolver, basta a equipe da unidade de saúde devolver a maca ou fazer a substituição imediata, para que a equipe da unidade móvel volte às ruas. 

“Uma ambulância chega na porta do hospital, o paciente em estado grave entra com a maca do Samu, mas o hospital não a devolve. Você está segurando uma viatura, na maioria das vezes, de suporte avançado, com médico, enfermeiros e motorista” destacou.

Solução

Questionado sobre a solução para o problema, o vereador disse que é questão de gestão e administração do hospital. Para ele, a direção, e chefes dos setores devem orientar  funcionários e de imediato, devolver o equipamento que é um dos mais baratos do corpo de um hospital. 

“Não podemos amenizar, eles sabem que não pode segurar a maca. Eu vejo como ação de irresponsabilidade e falta de respeito com a população. O Corpo de Bombeiros também vive essa mesma situação. Imagina não ter ambulância para socorrer, por reterem a maca? Esses gestores não conseguem entender a importância disso”.

Segundo Cury, o secretário municipal de Saúde, José Mauro foi contatado nesta semana para resolver o problema com os gestores. Ofícios foram encaminhados ao MPE (Ministério Público Estadual) e Conselhos de Medicina e Enfermagem. 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024