A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

07/01/2019 19:00

A+ A-

Mesmo com campanha, denúncias de abusos sexuais em ônibus são comuns; saiba o que fazer

Vítimas muitas vezes não sabem como agir; entenda o que fazer nesses casos

Casos de abusos sexuais em ônibus têm sido recorrentes em Campo Grande. Ao menos três destes relatos foram publicados na página ‘Segredos do Busão’ neste mês, com ocorrências em diferentes linhas de ônibus. Acontece que, mesmo com campanhas contra esse crime, a punição falha e, muitas vezes, a vítima não sabe como reagir.

Um dos administradores da página ‘Segredos do Busão’, que prefere não se identificar, conta que mesmo com vários relatos, muitas vezes não é possível fazer a publicação do ocorrido.

“Nem tudo que recebemos é passível de publicação. Em dezembro publicamos alguns relatos só que recebemos muito mais, inclusive até um vídeo. Queríamos poder publicar tudo, mas muitas vezes faltam informações. Ou o relato é de terceiros. Não podemos acusar alguém publicamente sem ter certeza do que aconteceu”, ressalta.

O administrador explica que sempre que alguém faz um relato de ato obsceno ou abuso sexual, eles encaminham a informação na íntegra para um representante do Consórcio Guaicurus, para que verifique a imagem das câmeras dos coletivos, terminais e unidades PegFácil. Apesar da ajuda, no entanto, é importante que a vítima saiba como reagir e denunciar.

“Sempre repetimos a mesma orientação, denunciem! Explicamos a todas que procuram a gente que eles podem abrir um B.O, mesmo sem imagem ou testemunha. Existem câmeras e a polícia pode colher as imagens, basta saber a linha ou terminal, o horário. É importante saber o número do ônibus, facilita a procura das imagens. E quando o abuso dentro de um coletivo, a pessoa pode solicitar socorro ao motorista e o mesmo deve conduzir o veículo para a delegacia mais próxima, de acordo com o Consórcio”, reforça.

Com a tecnologia agora todos os veículos possuem um tablete próximo ao motorista, facilitando para que toda movimentação seja acompanhada pelo CCO (Centro de Controle e Operações).

“Basta o motorista apertar uma opção no tablet e já é feito um alerta no CCO e, por exemplo, quando o veículo chegar ao próximo terminal, a polícia já estará aguardando pronta pra agir”, finaliza.

Segurança

A administração municipal afirma que tem intensificado a abordagem nos terminais de ônibus e realiza campanhas através da Semmu (Subsecretaria de Políticas para a Mulher) e Sesdes (Secretaria Municipal Especial Segurança e Defesa Social), em parceria com a Agetran (Agência Municipal de Trânsito) e o Consórcio Guaicurus.

Titular da Semmu, Maritza Cogo diz que cada vez mais as pessoas têm se encorajado a denunciar, mas que todos devem ser atentos para ajudar. “As mulheres e demais passageiros precisam saber que têm esse apoio da polícia, da delegacia da mulher, da secretaria, da guarda municipal. Não podemos deixar barato, a denúncia tem que ser feita”, diz.

Além do 153, outros números como o 180 (Central de Atendimento à Mulher) e o 190 (Polícia Militar) também atendem demandas de abuso.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias