A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Campo Grande

há 4 anos

A+ A-

Omertà tem que tomar cuidado para não soltar todo mundo lá na frente, avalia jurista

Jamil Name e Jamil Name Filho estão presos preventivamente

Maior operação policial do ano, com certeza, e quem sabe da história de Mato Grosso do Sul, a Omertá tem que tomar cuidado. A análise é de que seus responsáveis devem se manter adequadamente dentro dos limites legais sob o risco de um 'solta geral' lá na frente.

Jurista consultado pelo TopMídiaNews e que preferiu não se identificar, avalia que a Operação Omertà, do Gaeco e da Polícia Civil, tem semelhanças com a Lava-Jato e igualmente pode ter decisões anuladas. Uma das críticas é quanto ao tempo de prisão preventiva, que na operação nacional teria sido mantida para forçar colaborações premiadas.

Conforme o advogado, as revelações do The Intercept Brasil mostraram que houve imparcialidade da Força-Tarefa com a Justiça, o que é ilegal. O site mostrou conversas e decisões de promotores de Justiça compartilhadas com o então juiz Sérgio Moro.

O profissional alerta que, todo cuidado é bem-vindo, já que, assim como na operação nacional, tudo pode ser discutido e anulado. O medo da identificação mostra isso, já que o conteúdo da investigação aponta para uma intricada rede que promovia assassinatos em MS.

Na Omertà, os empresários Jamil Name e o filho, Jamil Name Filho, tiveram prisão preventiva decretada e todos os pedidos de liberdade foram negados até o momento. O advogado Renê Siufi, que defendeu pai e filho até pouco tempo, avalia que as prisões foram ilegais e que houve excessos.

Sobre uma suposta ''forçação de barra'' para que investigados façam a colaboração premiada, o jurista disse que isso é uma prática comum ''hoje em dia'', mas não é legal.

''Todo mundo hoje faz isso, é uma maneira ilícita de investigar e de prender as pessoas. Não deveria ser assim''

''Se eles [Omertà] tiverem repetindo tudo isso aqui, o mesmo sistema, tudo pode ser anulado'', garantiu o profissional do direito.

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024