Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Campo Grande

Passageiros com suspeitas de Covid-19 serão encaminhados para atendimento médico

Barreira sanitária começou nesta segunda no aeroporto da Capital

31 março 2020 - 11h19Por Nathalia Pelzl

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) por meio da Coordenadoria Militar e do Corpo de Bombeiros, iniciou na madrugada desta segunda-feira (30), o serviço de barreira sanitária no Aeroporto Internacional de Campo Grande, seguindo o Decreto Estadual nº 15.399, de enfrentamento à pandemia decorrente do novo Coronavírus (COVID-19).

Segundo a Sejusp, passageiros que desembarcarem ou estiverem em trânsito passarão por verificação das condições de saúde na Capital. Já os que apresentarem sintomas de doenças respiratórias ou suspeitas de Covid-19 serão orientados a procurar o serviço de saúde conveniado ou público.

As medidas adotadas pelas equipes serão de observação, cadastramento e monitoramento. Os passageiros serão recebidos por técnicos que estarão com Equipamentos de Segurança Individual (EPI´S) na sala de desembarque do Aeroporto Internacional de Campo Grande onde serão informados sobre o motivo da abordagem.

A Comissão de Controle Sanitário (CCS) que reúne profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio de militares do Corpo de Bombeiros, além dos técnicos da Vigilância Sanitária, que farão aferição da temperatura corporal de pessoas que desembarcarem no aeroporto.

A Sejusp informou como vai funcionar. Confira;

Durante a triagem os passageiros serão orientados a manterem distância de 1,5m um dos outros e serão questionados se possuem algum sintoma para COVID-19. Os passageiros serão submetidos a verificação da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho.

Nesta etapa, serão separadas pessoas com sintomas e assintomáticas. Nos sintomáticos, que apresente doença respiratória, deverão preencher um formulário e um termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde. E os assintomáticos, que caso tenham tido contato com suspeitos de COVID-19, deverão cumprir isolamento voluntário em casa, por sete dias.