Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Campo Grande

Pedindo melhorias para saúde, protesto de índios segue sem previsão de acabar

O grupo de índios fechou a BR-163 e colocou fogo em pneus interditando o trânsito

06 março 2018 - 09h41Por Anna Gomes

O protesto de indígenas, que começou na manhã de hoje (6), ainda não tem previsão para acabar. O grupo de índios fechou a BR-163 e colocou fogo em pneus interditando o trânsito, deixando quase 5km de congestionamento para os dois lados da pista. A manifestação é uma forma de chamar a atenção para a necessidade de melhorar a saúde nas aldeias.

Segundo uma das lideranças indígenas, Marcelo da Silva, o governo precisa ter mais diálogo com o índio e a principal reivindicação do protesto seria sobre um edital que o Governo Federal abriu para a contratação de uma ONG de Minas Gerais e, com isso, retirar a Missão Evangélica Caiuá, que cuida da saúde indígena há quase um século.

"Só em Mato Grosso do Sul são mais de 78 mil índios, de nove etnias. O Governo Federal abriu um edital para contratar essa ONG, mas o documento já foi mudado cinco vezes, sempre a portas fechadas e sem a opinião do povo. A Missão Evangélica nos atende há mais de 90 anos e entende sobre a saúde do povo indígena, diferente do que o Governo Federal quer nos oferecer", disse Marcelo.

O grupo ainda não tem previsão de quando vai liberar a pista. Ainda segundo a liderança, a mesma manifestação acontece em outras cidades de MS e até em outros estados do país. Marcelo destaca que a liberação da pista depende de uma reunião de membros que acontece nesta manhã, em Brasília. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) está no local.