Menu
segunda, 26 de julho de 2021
PMCG REFIS 16 A 29/07
Cidade Morena

Praça das Araras receberá ação para descarte correto de lixo eletrônico

A ideia é aproveitar a coleta seletiva já realizada pela prefeitura e criar oficinas de reaproveitamento dos componentes eletrônicos

20 fevereiro 2019 - 12h50Por PMCG

Com o objetivo de coletar e conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo eletrônico, a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), irá apoiar o evento de “Coleta de Lixo Eletrônico” da Recic.LE – Associação dos Recicladores de Resíduos Eletrônicos de MS nos dias 21 e 22 de fevereiro.

O ponto de coleta será na Praça das Araras e irá receber descartes como aparelhos de DVD, máquinas de lavar roupas, fios, monitores, notebooks entre outros eletrônicos que já não funcionam ou estão em desuso. Os materiais serão vistoriados e divididos em duas “pilhas”: os que vão para a reciclagem e aqueles que podem ser reaproveitados depois de passar por manutenção, realizada pela Recic.LE.

“Nossa vida é rodeada por aparelhos eletrônicos que um dia, perdem a vida útil. Saber como e onde descartar corretamente esses aparelhos é tão importante quanto adquirir novos. Por isso, estamos apoiando o evento.”, explica o Diretor Presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso.

Projeto Praça das Araras

A Agência de Tecnologia idealizou um projeto para a Prefeitura de Campo Grande com o objetivo, em conjunto com a população e outras instituições, de readequar a Praça das Araras para atender às demandas dos moradores da região, proporcionando mais uma opção de lazer, esporte e diversão. Paralelo a isso, o projeto estuda implantar um ponto de coleta de resíduos eletrônicos no local em parceria com a Semadur e Planurb.

“Estamos apoiando essa ação para entendermos de que maneira será feita a coleta e descarte correto dos materiais e como a população vai participar”, diz Paulo. Durante a elaboração do projeto, foi realizada uma pesquisa com os moradores da área em torno da Praça das Araras a fim de entender quais são as necessidades e anseios em relação ao local.

Alguns materiais não poderão ser descartados na ação, tais como tubos de TVs, lâmpadas, pilhas e toners, pois já existem pontos de descartes definidos para tais objetos pela cidade. O objetivo é ajudar as pessoas a fazerem o descarte correto de materiais que geralmente são jogados em lixo comum e outras vezes, em terrenos baldios. O evento “Coleta de Lixo Eletrônico” é de responsabilidade da Associação Recic.LE.

Novas soluções – Mirim Transforma

Tendo em vista que os descartes indevidos de resíduos eletrônicos acarretam danos ao meio ambiente e prejuízos ao ciclo produtivo do setor de eletrônicos, o projeto da Agetec “Mirim Transforma”, realizado em parceria com o Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG), tem o objetivo de construir uma solução cooperativa para o reaproveitamento dos equipamentos de informática e similares.

A ideia é aproveitar a coleta seletiva já realizada pela prefeitura e criar oficinas de reaproveitamento dos componentes eletrônicos junto aos quase mil adolescentes atendidos anualmente nos programas de qualificação profissional do Instituto, dando a destinação correta para cada um deles. Com isso, a prefeitura poderá ampliar o reuso interno de equipamentos e atender a demanda social da comunidade que se encontra em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Serviço

“Coleta de Lixo Eletrônico”

Local: Praça das Araras (Bairro Amambaí)

Data: 21 e 22 de fevereiro de 2019

Horário: 9h às 16h

Leia Também

Adolescente mentiu sobre estupro em carro de aplicativo em Campo Grande, revela delegada
Polícia
Adolescente mentiu sobre estupro em carro de aplicativo em Campo Grande, revela delegada
Rapaz se masturba para adolescentes em praça e vai preso em Bataguassu
Interior
Rapaz se masturba para adolescentes em praça e vai preso em Bataguassu
Frente fria que vai deixar MS com 1°C será mais duradoura que as anteriores
Cidades
Frente fria que vai deixar MS com 1°C será mais duradoura que as anteriores
Autor de assassinato de PM da reserva em MS conhecia rotina da vítima
Polícia
Autor de assassinato de PM da reserva em MS conhecia rotina da vítima