Menu
segunda, 02 de agosto de 2021
Cidade Morena

Prefeitura aumenta área de isolamento e segurança no 'Enterro dos Ossos' do Carnaval

Festa acontece neste sábado, 9 de março, na região da Esplanada Ferroviária

08 março 2019 - 17h46Por PMCG

O tradicional ‘Enterro dos Ossos’ será realizado neste sábado, dia 9, na Esplanada Ferroviária, sob reforço policial e área ampliada de isolamento. Para o evento de amanhã, o efetivo da segurança municipal passa a contar com mais 20 guardas civis – (indo de 60 para 80 agentes) e mais 20 policiais militares (indo de 70 para 90 policiais). A Prefeitura também pretende aumentar a segurança privada de 35 para 70 homens.

“A Prefeitura tem cumprido seu papel ao destinar apoio institucional ao Carnaval de Rua. Também temos mantido o compromisso com as determinações do Ministério Público e sabemos que o Carnaval é uma manifestação  cultural. Por isso, tivemos esse diálogo com todos os envolvidos e queremos que a festa ocorra sem problemas”, pontuou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun.

De acordo com Nilde, as medidas foram tomadas a fim de evitar novos prejuízos ao Município, que contabilizou depredação na Orla Ferroviária e atos de vandalismo no entorno da Esplanada.

Além do reforço na proteção dos foliões, o Executivo cercará o monumento da Maria Fumaça e ampliará a área de isolamento para a realização do último dia de Carnaval.

Trechos da Avenida Calógeras até a Rua Antônio Maria Coelho, Avenida Ernesto Geisel com Mato Grosso, Rua 14 de Julho com Avenida Mato Grosso, Rua Doutor Temístocles com 14 de Julho e General Melo com 14 de Julho serão pontos de revista e não será permitida a passagem de pessoas com caixas de som, isopores grandes e bebidas em garrafas de vidro.

“Pelas imagens dos drones, percebemos que o grande problema está no entorno. Há uma grande concentração de pessoas além da Esplanada, e por isto pensamos na estratégia de isolar a Maria Fumaça e proteger o monumento. A segurança da Guarda Civil Municipal estará mais ostensiva em volta do local onde ocorre o Carnaval”, informou o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja.

Marta Vanuza Gomes, representante do Conselho Tutelar, esteve na reunião e pediu que os organizadores do bloco Capivará Blasé, responsável pela festa do Enterro dos Ossos, use o microfone para alertar adultos que estão acompanhados de menores.

“Eles podem fazer esse reforço no microfone, de falar sobre os riscos e que os adultos na companhia de menores podem ser presos se oferecerem bebidas alcoólicas a crianças e adolescentes”, explicou.

Amanhã o bloco começará o Carnaval às 14 horas e encerrará dentro do horário determinado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), às 22 horas.

A deliberação ocorreu na tarde desta sexta-feira, após o prefeito Marquinhos Trad e representantes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), Guarda Civil Municipal, Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) e blocos do Carnaval de Rua discutirem o evento junto com organizadores, Polícia Militar, Conselho Tutelar , Cruz Vermelha Brasileira e demais envolvidos.

Leia Também

Motociclista morre em batida com outra moto na Yokohama
Cidade Morena
Motociclista morre em batida com outra moto na Yokohama
Tem 28 anos ou mais? Pode se vacinar amanhã em Campo Grande
CORONAVÍRUS
Tem 28 anos ou mais? Pode se vacinar amanhã em Campo Grande
Santa Casa registrou aumento de 5% na procura por planos de saúde durante a pandemia
Cidades
Santa Casa registrou aumento de 5% na procura por planos de saúde durante a pandemia
Mulher que matou dois maridos grava vídeo e admite que fez uma terceira vítima
Geral
Mulher que matou dois maridos grava vídeo e admite que fez uma terceira vítima