Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Campo Grande

Prefeitura equipa 25 postos com testes 'padrão ouro' contra a covid-19 em Campo Grande

Em 13 dessas unidades é preciso fazer agendamento por telefone; veja ao final da matéria quais são

22 fevereiro 2021 - 17h10Por Thiago de Souza

25 unidades de saúde de Campo Grande contam com os testes RT-PCR contra a covid-19. Esse método é o mais eficaz para a detecção da doença e está disponível para realização, inclusive aos sábados domingos e feriados. 

Conforme a divulgação da PMCG, os testes estarão disponíveis a partir desta terça-feira (23), porém é preciso fazer agendamento. Toda a demanda do município será concentrada nestas unidades de saúde, com a desativação do serviço de drive thru do Corpo de Bombeiros. 

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), disponibiliza à população o teste tipo RT-PCR, considerado “padrão ouro” para a detecção da Covid-19 em 25 unidades de saúde por meio de agendamento, inclusive para realização aos sábados, domingos e feriados.

Atenção

O agendamento do teste contra a covid-19 em treze das 25 unidades será feito exclusivamente por meio do telefone 0800 647 0911 e nas outras doze diretamente nas unidades da Rede de Atenção Primária, com indicação de um profissional de saúde.

Eficaz

O RT-PCR é também conhecido como swab, pois utiliza uma haste flexível (cotonete) para colher pelas narinas e garganta o material genético do paciente. Conforme a indicação do Ministério da Saúde, recomenda-se que seja coletado o material do paciente entre o terceiro e sétimo dia de sintomas, preferencialmente, quando a carga viral é maior. Mas também pode ser feito até o décimo dia. O resultado costuma sair entre 24 a 72 horas.

A expectativa é de que estas unidades absorvam uma média de 250 exames a mais por dia, que estavam sendo realizados no Drive Thru. A capacidade atual é de mais de 600 exames dia.
Pelo serviço 0800, a coleta é agendada e confirmada por um SMS, mensagem por celular, com a data, o horário e o local. O processamento do resultado desses exames é feito através do Lacen – laboratório central do governo do Estado.  O cidadão poderá consultar o resultado do exame no site da Secretaria de Estado de Saúde: www.saude.ms.gov.br.

Exames RT-PCR com agendamento realizado pelo Disk Covid – 0800-6470911

Segunda a sexta-feira

USF Cristo Redentor; UBS Universitário; USF Mata do Jacinto; USF Estrela Dalva; USF Jardim Noroeste; USF Zé Pereira; USF Jardim Azaléia; USF Los Angeles; USF Botafogo; Clínica da Família Iracy Coelho; Clínica da Família Portal Caiobá; USF Vila Fernanda; 

Sábado domingos e feriados

USF Parque do Sol


Exame de RT-PCR com agendamento realizado pelas unidades da Atenção Primária

Segunda a sexta-feira

USF Batistão; UBS 26 de Agosto; USF Tiradentes; UBS Dona Neta; USF Moreninha; USF Vila Nasser; USF Oliveira; USF Nova Bahia; USF São Francisco; USF Aero Itália; 

Sábado domingos e feriados

USF Parque do Sol