(67) 99826-0686
Origem - entregas

Prefeitura vai intensificar serviços de tapa-buraco na Capital

Marquinhos prometeu disponibilizar 15 equipes para o serviço até o fim da semana

2 JAN 2017
Diana Christie e Airton Raes
13h10min
Foto: Geovanni Gomes

Listando as primeiras medidas como prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) prometeu, na manhã desta segunda-feira (2), intensificar os serviços de tapa-buraco nos próximos dias. Segundo ele, seis equipes já estão atuando de forma emergencial e mais nove devem começar a trabalhar até o final de semana.

Marquinhos destaca que os buracos costumam surgir com frequência nos mesmos pontos toda vez que chove, o que deve ser avaliado pela prefeitura para combater as causas do esfarelamento do asfalto, como a manutenção de bueiros e obras de drenagem. “Não é possível, sempre quando chove o nosso asfalto ficar assim”, declarou.

Algumas problemas já foram identificados pelo Ministério Público Estadual. Em junho de 2016, o promotor de Justiça Fernando Martins Zaupa relatou que o lançamento de CBUQ (massa asfáltica), cascalhos ou bica corrida em valas e buracos estava sendo realizado sem atendimento às regras da operação, além de preenchimento de buracos sem o recorte do revestimento asfáltico, sem a devida limpeza, emulsão asfáltica ou sem compactação.

“Os diversos buracos, apresentados nas mais variadas dimensões, profundidades e estados, não apenas danificam a propriedade veicular do cidadão já tomado de tributos, como também está a causar inúmeros acidentes de trânsito, com estorvo ao fluxo de veículos, atrasos, mobilização (gastos públicos) de órgãos de trânsito, de segurança, de saúde e emergência, além das constatações recentes de danos à integridade física e até mesmo morte de munícipes”, destacou Zaupa.

Prefeito foi vistoriar o serviço após coletiva de imprensa - Foto: Geovanni Gomes

Segundo Marquinhos, as 15 equipes de tapa-buraco serão disponibilizadas até o fim da semana pelas mesmas empresas que já possuem contratos com o município, sendo que só deve ser ampliado o efetivo de trabalhadores. Ele não falou, no entanto, sobre decisão judicial de 27 de setembro que teria suspendido a contratualização dos serviços de tapa-buraco.

De acordo a assessoria do ex-prefeito Alcides Bernal (PP), a RR Barros Serviços e Construções Ltda ingressou com recurso contra a licitação, mas a administração comprovou que tanto a empresa quanto a Pavitec apresentaram o mesmo responsável técnico, descumprindo um dos itens do edital. O caso segue em análise pela Justiça.

Veja também