A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

10/12/2019 13:56

A+ A-

PROTESTO: pais são contra escola exclusiva para pessoas com deficiência em Campo Grande

Pais acreditam que projeto exclui alunos; vereadores negociam projeto de contraturno de aulas

Pais e mães de crianças com deficiência protestaram, na Câmara de Campo Grande, nesta terça-feira (10), contra projeto de transformar o antigo Surian em escola municipal para pessoas com deficiência. 

A vereadora Dharleng Campos (PP), presidente da Comissão de Acessibilidade, se posicionou contra a ideia e classificou a possibilidade como retrocesso. “Precisamos batalhar por eles, não podemos deixar que a exclusão chegue a nossa cidade”.

Ynaira de Freitas, mãe de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), alega que o projeto é prejudicial. “Vai haver uma segregação e, ao invés de aprendermos a conviver com a deficiência e inclusão, estaremos voltando há décadas passadas. Não queremos isso”, explicou.

Reunião

O vereador Enfermeiro Fritz (PSD) afirmou que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) deve receber os vereadores de comissões pertinentes e os pais de crianças com deficiência para discutir sobre o projeto.

Ele explicou que Marquinhos havia pensado na estrutura do prédio e no atendimento especializado, mas não lembrou da questão inclusão. 

(Vereador Fritz explicando sobre a reunião aos pais de alunos com deficiência)

O parlamentar explicou que vai apresentar a ideia de transformar o prédio em um Centro de Atendimento em dois turnos numa modelagem de contraturno com atividades exclusivas, pedagógicas, voltadas a saúde e lazer das crianças. 

“A idealização é de um Centro, a principio ele [Marquinhos] entendeu que seria vantajoso pela estrutura física. Mas não foi observada a inclusão. A gente tem uma demanda de um centro especializado. Vamos apresentar a ideia de fazermos um centro especializado para atendimento. Com isso, os alunos estudam normalmente em um período e poderão frequentar o local em outro”.

A reunião não teve o horário divulgado e, segundo o vereador, acontece hoje a tarde. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias