TCE SETEMBRO
Menu
sexta, 24 de setembro de 2021 Campo Grande/MS
Campo Grande

Terceiro ecoponto da Capital vai receber resíduos sólidos da região do Nova Lima

O Ecoponto Panamá recebeu entre março e dezembro de 2018, uma média diária de 40 pessoas

06 fevereiro 2019 - 09h52Por PMCG

A Prefeitura Municipal de Campo Grande inaugura na próxima quinta-feira (7), às 9h, o Ecoponto Nova Lima. O equipamento é o 3º implantado pelo município em parceria com a CG Solurb Soluções Ambientais, e vai funcionar na Rua Pacajus, n. 194, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, no Bairro Nova Lima.

De acordo com a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, esse é o terceiro Ecoponto dos cinco que serão instalados na capital. Ela esclarece que os Ecopontos são equipamentos urbanos importantes para a gestão dos resíduos sólidos visando garantir à população um espaço para a coleta e o descarte da construção civil, resíduos eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis inutilizáveis, galhos e podas.

O novo Ecoponto vai ampliar o número de moradores já beneficiados e de bairros atendidos por esses equipamentos. Essa iniciativa fará com que os moradores de Campo Grande tenham mais uma opção para colaborar com a destinação correta dos resíduos sólidos do Município”, afirmou a diretora da Planurb.

O Chefe de Divisão de Saneamento Ambiental da Planurb, Aurimar Filho, revela que em 2018 foram coletados nos Ecopontos Panamá e Noroeste, um montante de 2.567,84 toneladas de resíduos, e explicou:

O Ecoponto Panamá recebeu entre março e dezembro de 2018, uma média diária de 40 pessoas, com picos em dezembro de mais de 100 usuários/dia. Já o Ecoponto Noroete recebeu entre agosto e dezembro de 2018, uma média diária de 15 usuários”, disse o técnico.

O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, explicou ainda que a Planurb, além de outras organizações públicas e privadas, realizou ações de sensibilização para a população e comércio no entorno do Ecoponto.

Durante a semana de inauguração dos Ecopontos são realizadas ações de educação ambiental no bairro e o seu entorno, com intuito de levar informações aos munícipes sobre a importância dessa instalação e a espécie de materiais que poderão ser destinados aos Ecopontos”, apontou Rodrigo.

Além da Planurb, também participam da ação a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços (Sisep), Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Agereg) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur).

Estrutura

A estrutura do Ecoponto Nova Lima receberá o descarte de resíduos de pequenos volumes (até 1 metro cúbico por pessoa/dia). Contará com três caixas brooks para o recebimento de entulho com capacidade total de 12m³; uma caixa brookspara o recebimento de resíduos eletroeletrônicos com capacidade de 4 m³; uma caçamba para o recebimento de podas e galhos com volume de 36m³ e uma para móveis inservíveis com capacidade de 36m³.

O local será equipado com sete estruturas de Local de Entrega Voluntária (LEVs).  Assim como os outros Ecopontos, seu funcionamento ocorrerá das 08h às 18h de segunda a sábado.

Saiba mais

O Ecoponto Panamá está localizado na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Hugo Rodrigues, no Bairro Panamá.  Já o Ecoponto Noroeste localiza-se na Rua Piraputanga esquina com Guarulhos, no Bairro Noroeste. O funcionamento dessas instalações é de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Leia Também

Rinaldo vê sensibilidade do Governo e Assembleia na redução do ICMS das contas de luz
Campo Grande
Rinaldo vê sensibilidade do Governo e Assembleia na redução do ICMS das contas de luz
PF em Corumbá prende boliviana envolvida no desastre do avião da Chapecoense
Interior
PF em Corumbá prende boliviana envolvida no desastre do avião da Chapecoense
Jovem que matou amiga com tiro na nuca pega 12 anos de prisão em Ivinhema
Interior
Jovem que matou amiga com tiro na nuca pega 12 anos de prisão em Ivinhema
Pedreiro é executado por dupla em moto em frente de obra em Aral Moreira
Interior
Pedreiro é executado por dupla em moto em frente de obra em Aral Moreira