Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Campo Grande

Um dia após reportagem, Sanesul exonera gerente suspeita de perseguir servidores

Ela virou alvo do Ministério Público Estadual

22 junho 2019 - 07h00Por Thiago de Souza e Celso Bejarano

Notícia exclusiva do TopMídiaNews revelando que o Ministério Público Estadual investiga a gerente de Administração de Pessoas da Sanesul levou à exoneração dela, nesta quarta-feira (18). A gerente é acusada de perseguir servidores da estatal sul-mato-grossense.

Conforme publicado no dia 17, após denúncias de que ela estaria perseguindo servidores, o MPE instaurou uma Notícia de Fato para apurar as informações. Outro ponto destacado pelos funcionários é que a gerente, que também é advogada, não estaria cumprindo sua carga horária adequadamente.

A investigação corre por conta da 31ª Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de Campo Grande, conduzido pelo promotor Humberto Lapa Ferri.

Um dos trechos do procedimento investigatório, aos quais o TopMídiaNews teve acesso, diz:

''Se observar atentamente o relatório juntado, exceção são os dias que a empregada cumpria ao menos 7h diárias. Seu contrato de trabalho, assim como de todos os empregados da Sanesul, prevê cumprimento de oito horas de carga-horária dia. Mas isso, ao que parece não era de conhecimento da gerente de recursos humanos e de seu superior”.

Ainda de acordo com aqueles que fizeram a denúncia ''... o controle gerado pela catraca servia apenas para perseguir funcionários, controlar a jornada alheia e ameaçar descontos salariais dos outros empregados, porque se solicitado seu holerite dos últimos 24 meses [disponível no portal da transparência] não se observará o desconto de nenhum centavo das centenas de horas não trabalhadas”.  

Ainda conforme pré-apurado pelo MPE, a gerente anotava atrasos ou falta dos servidores, não a dela.

“... todo mês de março, [a empresa] paga aos seus funcionários uma produtividade caso se alcance as metas estabelecidas e haja assiduidade do empregado. Vários e vários empregados tiveram descontos nos últimos anos pela apresentação de atestados, agora pergunto: a senhora teve algum desconto? Teve alguma advertência pelo descumprimento do horário? Não. Porque ela tem o controle absoluto do sistema e sua gestora obedece a todos os seus comandos”, diz mais um trecho da denúncia.

Ponto

Ainda de acordo com a denúncia, o controle de entrada e saída dos empregados da Sanesul, em Campo Grande, é feito por meio de leituras de catracas instaladas em todos os pontos de entradas na empresa, que hoje atua em 68 dos 79 municípios de MS.

Pela Notícia de Fato, o promotor enviou um documento à Sanesul e pediu para que a gerente compareça a 31ª Promotoria em “dia e hora” a ser estabelecido por ela mesma.

Em agosto de 2015, a gerente recebeu um prêmio, em São Paulo, por ser reconhecida como chefiar um dos "RHs mais admirados do Brasil".

A exoneração da ocupante do cargo em comissão foi assinada pelo diretor-presidente da empresa, Walter B. Carneiro Júnior.