(67) 99826-0686
Camara Maio

‘Usem com sabedoria’, diz Bernal ao entregar armamento a 103 Guardas Municipais da Capital

Solenidade de entrega de certificados de capacitação aconteceu nesta segunda-feira (19)

19 DEZ 2016
Amanda Amaral
19h08min
Foto: Amanda Amaral

Após formação de 600 horas, feitas em 62 dias, 103 patrulheiros da Guarda Civil Municipal passam agora a poder portar armamento de fogo em Campo Grande. A solenidade de entrega simbólica de certificados, armas, coletes à prova de bala, bicicletas e capacetes foi feita simbolicamente pelo prefeito Alcides Bernal (PP) nesta segunda-feira (19) na Semed (Secretaria Municipal de Educação).

“Essa será a melhor Guarda Municipal do país ou, me desculpem a pretensão e ousadia, quem sabe do mundo”, disse o prefeito. Bernal salientou que os equipamentos foram quase em totalidade adquiridos com recursos próprios da administração municipal e disse que espera que as armas sejam utilizadas somente em extrema necessidade. “Espero que usem com sabedoria, peço a Deus que nem precisem utilizar”, declarou.

Em junho, 275 armas foram doadas pelo Governo do Estado ao município. Conforme o secretário da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça), José Carlos Barbosa, as armas foram usadas pela Polícia Militar (PM) durante alguns anos.

Paraninfo da turma que se formou e vereador recém-eleito, Valdir Gomes (PP) disse que os equipamentos chegaram em boa hora. “A guarda em Campo Grande já nasceu desamparada e não tinha o respeito da população. Só com cassetete os marginais não respeitam, agora o policiamento em pontos de ônibus, na rodoviária, por exemplo, será melhor”, disse.

O curso realizado abordou conhecimentos práticos e teóricos acerca do Tema Patrulhamento Preventivo Armado, com base na Lei 13022/14 (Estatuto Geral das Guardas Civis no Brasil) e ênfase na Proteção aos Direitos Humanos.

Veja também