Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Vai curtir o Carnaval? Fique atento com a hidratação e cuide da alimentação

Nutricionista dá dicas de como curtir a folia para manter pique durante festividade

02 março 2019 - 14h41Por Redação/Assessoria

Carnaval é época de curtição intensa, muita agitação.  Para curtir a festa, sem se preocupar com a saúde e evitar uma ressaca, a professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Bruna Magusso Rodrigues, orienta consumir alimentos que dão energia e saciedade, além de boas quantidades de nutrientes.

"Invista em refeições completas antes das festas, como aquelas com boa quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos, e claro não se esqueça das fibras, pois este conjunto garantirá saciedade e liberação de energia de forma gradual", explica.

A especialista alerta que refeições muito pesadas e consumidas poucos minutos antes de sair podem gerar mal-estar, por isso, não são indicadas.

"Alimentos como açaí com frutas e castanhas podem ser boas opões para garantir a energia durante as horas de festa, além de ser uma combinação saborosa, refrescante e rica em energia e antioxidantes", considera Bruna.

Lembre-se: beba água, devido à festança, pular, dançar, o corpo perde muito liquido e pode ficar desidratado, então a nutricionista orienta além da água, sucos naturais,  e água de coco.

"O potássio, um mineral presente nas frutas e sucos, auxilia na contração do músculo esquelético, que participa ativamente dos pulos e coreografias", explica a profissional.

Se a festa inclui bebida alcoólica, Bruna lembra que "assim como qualquer outro tipo de bebida, esse consumo não entra no cálculo realizado para a hidratação, desta forma, não se deve ingerir só a cervejinha ou drinks e se esquecer da água". A sugestão da profissional é intercalar copos de água, isso vai ajudar a amenizar os efeitos do álcool, mas vale lembrar que o consumo da bebida alcoólica interfere na secreção do hormônio antidiurético, aumentado as idas ao banheiro.

E o energético? Não são boas opções, segundo Bruna, pois contêm grandes quantidades de sódio e funcionam como estimulantes que podem ser perigosos, especialmente por elevarem a pressão arterial ou desencadearem sintomas indesejáveis como taquicardia em alguns indivíduos.

Após a festa

A profissional esclarece que depois de passar um longo tempo na folia o ideal é beber bastante água e fazer refeições completas para ajudar a reestabelecer o corpo no dia seguinte. "O consumo de frutas e vegetais auxilia nesse processo, pois são alimentos ricos em antioxidantes, com fontes de vitamina C, E e carotenoides. Eles são encontrados nas frutas cítricas, oleaginosas e vegetais amarelos e vermelhos e podem colaborar com a recuperação do folião", explica Bruna.