PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024
PREFEITURA DE MARACAJU ABRIL DE 2024 2
A+ A-

terça, 23 de abril de 2024

terça, 23 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Campo Grande

02/12/2016 15:06

A+ A-

Com maternidade interditada, vereador reclama da omissão de Bernal

Chiquinho Telles disse que havia avisado, desde abril, sobre as condições precárias do local, fechado pela vigilância sanitária

Revoltado com o fechamento parcial da Maternidade das Moreninhas, pela Vigilância Sanitária, o vereador Chiquinho Telles (PSD) afirmou que já havia enviado reclamações constantes ao prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), e ao secretário de saúde, Ivandro Fonseca.   

De acordo com o parlamentar, ambos ignoraram as informações sobre a situação precária do local e deixaram com que a vigilância sanitária fechasse o centro cirúrgico da maternidade. “Eu falo que eles deixaram porque sabiam do que estava ocorrendo lá desde abril, avisaram que ia fechar se não resolvessem os problemas, não comprassem a lâmpada do centro cirúrgico, da sala de parto. Quanto custa uma lâmpada? Mas e quanto vale uma vida?”.

Além disso, o vereador alega que existem transtornos que poderiam ser evitados. “São trabalhadores que moram na região e acabam transferidos para outros lugares, são mulheres que tem ali o único local de confiança para acompanharem a gestação e muitas vezes não tem o vale transporte para se deslocar até o centro e receber atendimento. Daí, pode falar que é pouco dinheiro para pegar ônibus, mas para muitas famílias, não é não, é difícil, fica na dependência de vizinho”.

Chiquinho destaca que a região luta há anos para manter o funcionamento do local. “Deixaram chegar nesse ponto pra fechar mesmo, para tirarem das Moreninhas nossas conquistas e isso é falta de gestão, como fica quem precisa de cesariana se a gente sabe que não tem atendimento em outros locais?”, questiona o vereador.

Telles faz questão de citar que a maternidade atende quem realmente precisa e cita o caso de Hallyne, que deu à luz na Maternidade das Moreninhas no último dia 21 e foi bem atendida. "Apesar da precariedade fui muito bem atendida, e o local é para nossa região, bem perto da minha casa, foi muito melhor”, conta ela que primeiro tentou parto normal e diante da situação clínica a equipe médica fez um procedimento de parto cesáreo.

Para Chiquinho, o Chefe do Executivo está brincando com a sorte, já que tinha conhecimento dos problemas desde o mês de abril. "Ou seja, quem perde com isso? Brincaram com a sorte, sabiam desde abril e deixaram fechar, porque acharam que ia ficar para a próxima gestão, mas vamos lutar e vamos buscar sim a reabertura do centro cirúrgico”, garante o vereador.

Segundo a assessoria do vereador, quem está na maternidade e precisa de procedimento cirúrgico será transferido para outro local. Outros procedimentos de atendimento médico continuam sendo feitos, porém os plantões deverão ser modificados. 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024