Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024 2
Campo Grande

Professores estão inclusos na 4ª etapa da vacinação em Campo Grande

Vereador professor Riverton quer garantir a segurança dos trabalhadores e das crianças em um possível retorno presencial das aulas

27 janeiro 2021 - 17h00Por Rayani Santa Cruz

Os professores foram incluídos na quarta etapa do plano de vacinação contra a covid-19 em Campo Grande. O pedido começou com o vereador Professor Riverton  (DEM), que pediu que todos os funcionários do setor da educação entrem no grupo prioritário. 

Para o vereador, é necessário vacinar desde professores, administrativos, patrimoniais as merendeiras e serviços gerais, pois todos são essenciais para a retomada das aulas presenciais com segurança.

“Fiz o pedido para que todos os profissionais da educação das escolas públicas, privadas e unidades de ensino superior recebam a vacina. Protocolei no Ministério da Saúde para que sejam incluídos no grupo prioritário para ter segurança na volta às aulas. A gente sabe que tem o PNI (Programa Nacional de Imunização), mas na volta às aulas pegando as redes municipal, estadual e privada, a gente vai movimentar cerca de 200 mil pessoas. Só na Reme, a gente tem 109 mil alunos”.

O pedido da inclusão também foi realizada ao secretário Municipal de Saúde, José Mauro, que atendeu a solicitação. 

Riverton diz agora que também vai protocolar pedido ao senador Nelsinho Trad (PSD), que é presidente de Relação Exterior e faz a intermediação de vacinas e insumos junto a China. “Vou aproveitar esse prestígio dele, para que possa olhar com carinho para o nosso estado”, diz ele, que também vai buscar apoio da deputada federal Rose Modesto (PSDB), da Comissão de Educação da Câmara.

Na Assembleia Legislativa de MS, o vereador levará o documento para o presidente da Comissão de Saúde, deputado Lucas de Lima (SD), e fará o mesmo nas secretarias municipal (Semed) e estadual (SED) de educação.

“A gente tem que seguir o PNI, mas verificar todas as particularidades de cada município. Sou oriundo da educação e acredito que voltar as aulas com segurança após a vacina acarretará em menos prejuízo socioemocional aos estudantes. Essas crianças estão há quase um ano sem frequentar a escola e a gente não fala só na questão de ensino, existe o lado social e da inclusão que torna um prejuízo tremendo.”

O parlamentar afirma que os profissionais devem estar seguros para o cuidado e o ensino às crianças. “Se a gente conseguir os protocolos de imunização nos nossos profissionais, mesmo que não haja data prevista e tenha dificuldades, será muito bom. Para a gente atender os filhos das pessoas precisamos que nossos profissionais estejam seguros. Sabemos que praticamente 60% dos nossos servidores tem alguma comorbidade, a gente fica muito preocupado com a imunização”.

Professores estão inclusos

De acordo com o secretário municipal, José Mauro o público total prioritário na Capital é estimado em 233.601 pessoas. Os professores já foram inclusos na quarta etapa de vacinação da vacina.

“O plano será dividido em quatro etapas dependendo do número de doses recebidas pelo município: Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena aldeada. Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos. Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19 (como pacientes com doenças renais crônicas e cardiovasculares). Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade”, explicou José Mauro.