Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Campo Grande

Vídeo: policiais militares salvam bebê de 2 meses engasgada no Nova Lima

Militares utilizaram a manobra de Heimlich durante atendimento para salvar a vida da criança

03 março 2021 - 12h45Por Vinicius Costa

Yenifer, bebê de dois meses, foi salva na noite desta terça-feira (2), por três policiais militares que estavam em serviço de patrulhamento na região do bairro Nova Lima, em Campo Grande. A criança havia engasgado e desfalecido durante a amamentação.

Segundo as informações cedidas pela polícia, o pedido de socorro partiu do pai da criança, identificado como Ian, que estava com a criança em seu colo, porque ela havia engasgado com a amamentação da mãe em casa.

Na viatura que passava pelo local estavam o sargento Boneventi, o cabo Piassa e soldado Jordan, que prontamente atenderam e iniciaram a manobra de Heimlich, colocando o bebê de bruços e dando tapas suaves no meio das costas.

Como a criança não dava sinais de melhora, o soldado Jordan virou a bebê de barriga para cima e passou a pressionar cinco vezes com os dois dedos indicadores no meio do peito da criança, foi ali que perceberam que a bebê estava com semblante roxo.

Podendo perder a vida, os policias decidiram manter o atendimento, mas iniciaram a condução da vítima para uma unidade de saúde, de forma veloz e segura.

A menina retornou a normalidade quando o policial Jordan percebeu que a criança segurou sua mão e mostrou reação aos estímulos que nela haviam sido executados. Desta forma, com sinais de vida retomados, a bebê passou a gorfar um pouco da secreção que obstruía as vias aéreas, pela boca.

Busca por atendimento

Os policiais souberam, assim que chegaram no posto de saúde do Nova Bahia, que o pai da criança havia procurado atendimento pelas ruas do bairro, passando pelo UBSF (Unidade Básica de Saúde Familiar) José Tavares do Couto, porém ela já estava fechada, chegando em uma farmácia, onde houve negativa de socorro por não saberem executar a manobra de Heimlich.

Segundo a Polícia Militar, Ian pediu ajuda para um desconhecido que passava na rua Henrique Barbosa Martins para levá-lo a um atendimento médico, mas que acabaram cruzando com a viatura da Polícia Militar.