Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Campo Grande

Volta às aulas: entre termo e cuidados, pais precisam redobrar atenção

Principal ponto é a entrega de um termo de responsabilidade para levar o filho à escola; manter atenção nos sintomas da criança também será importante

25 julho 2021 - 09h30Por Vinicius Costa

O retorno das aulas municipais na forma presencial está marcado para dia 26 de julho, há menos de duas semanas. No contar do relógio, os pais correm contra o tempo para organizar direitinho o que é necessário para aqueles que gostariam de deixar seus filhos nas escolas, mesmo com todo o cenário pandêmico ao redor.

Um dos primeiros atos a ser prestado atenção é que será necessário assinar um termo de responsabilidade e entregar para à direção da escola em que seu filho está matriculado. Essa norma foi esclarecida pela Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Conforme divulgado pela secretária, os pais devem acessar o site (clique aqui) e preencher o termo de responsabilidade disponível na aba Downloads e entregá-lo à direção da escola.

A Prefeitura de Campo Grande entende ser preciso rigidez nas instruções e montagem dos protocolos de biossegurança para que nada dê errado no retorno das aulas, mesmo no cenário pandêmico ainda bem vivido na cidade.

Verificar o filho

A pandemia ainda vigora em Campo Grande, os pais precisam ficar atentas aos sintomas que seus filhos apresentarem. No protocolo expedido pela Semed, caso a criança desenvolve alguns sintomas como dor no corpo, dor de garganta, calafrios, coriza, tosse, dor abdominal, diarreia, dor no peito, manchas pelo corpo ou febre (37,5ºC ou superior), perda de paladar ou do olfato, é recomendado que ele não seja enviado para a escola.

Os pais devem encaminhar junto ao aluno uma garrafa de água para utilização no período de permanência na escola. A máscara de proteção é de uso é obrigatório.

Os alunos passarão por aferição de temperatura na entrada da escola, passarão álcool 70 para manter as mãos higienizadas. As unidades devem redobrar os cuidados e será intensificado o trabalho para manter a higiene das mãos e a limpeza dos ambientes.

Máscaras de proteção também estarão sendo doadas para os alunos. A secretaria aponta que pelo menos duas máscaras serão entregues aos estudantes, os professores e assistentes de educação infantil contarão com avental e face shield. Outro ponto elencado é que o álcool 70 e sabão líquido para lavagem das mãos estarão disponíveis para todos, de alunos a professores.

Contudo, mesmo com a data definida, ainda está sendo discutido se os pais poderão escolher manter os filhos no sistema remoto, como vem acontecendo com a suspensão das aulas.