Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Cidades

706 presos em Campo Grande ganham benefício da 'saidinha' do dia das mães

Somente 39 mulheres são contempladas com a medida

13 maio 2018 - 08h34Por Thiago de Souza

706 presos em Campo Grande poderão passar o dia das mães com a família, segundo dados da Agência de Administração Prisional em Mato Grosso do Sul, a Agepen. destes, 39 são mulheres.

A maior fatia dos beneficiários é do regime semiaberto da Gameleira, com 476 homens. Depois vem 191 internos que cumprem prisão no regime aberto, na Casa do Albergado.

As 39 mulheres contempladas também são do regime semiaberto.

A Agepen destaca que o benefício é concedido pela Justiça, com base na Lei de Execuções Penais.

Em Dourados, segunda maior cidade de MS, são 90 presos contemplados com a medida e que deverão retornar ao sistema prisional no dia 21 de maio.

Por conta da 'saidinha', a Polícia Militar na cidade vai fazer uma operação de fiscalização para identificar se o albergado está em casa no período noturno conforme determina a legislação.

Em Três Lagoas, 96 detentos da Colônia Penal Industrial Paracelso de Lima Vieira Jesus vão gozar do benefício e vão deixar vão deixar a unidade a partir deste domingo (13) e devem retornar no dia 17 de maio (quinta-feira).

Benefício polêmico

A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execução Penal para presos do regime semiaberto que já tenham cumprido 1/6 da pena (se o condenado for réu primário) e apresente bom comportamento. Conforme a Vara de Execuções Penais, o preso deve cumprir alguns requisitos para poder passar datas comemorativas com a família.

Durante o período em que estiver fora do sistema penitenciário, os reeducandos não poderão frequentar bares, boates e nem ingerir bebidas alcoólicas. Entre as 18h às 6h também deverão permanecer nas residências. O monitoramento dos presos deve ser feito pela Secretaria de Segurança Pública.