Agentes da Guarda Civil Metropolitana capacitados para o uso de armamento letal participaram de uma formação continuada, nesta segunda-feira (3), em Campo Grande.
A capacitação teve 80 horas, mínimo previsto em lei. Conforme informações do secretário Valério Azambuja, dos 1.100 agentes, 368 usam e possuem o porte, sendo que 80 usam calibre .12 e o restante calibre .38.
Dentro da capacitação, na parte teórica, foram oferecidos conhecimentos no segmento de direitos humanos, estatutos da Guarda Civil Metropolitana, sobrevivência policial, abuso de autoridade, intervenção em crise e primeiros socorros.
Já na parte prática, foram passadas técnicas de defesa pessoal, educação física, técnica de abordagem, armamento e tiro, instrução individual prática.
“São quatro turmas com 92 servidores. Ao todo, 368 terão renovação do porte de armas, que valerá por dois anos. Após essas horas de curso, é feito um relatório e encaminhado à Polícia Federal, para aprovação de mais dois anos a permissão. Até o final do ano, 100% dos agentes estarão armados”.