quinta, 22 de janeiro de 2026

Busca

quinta, 22 de janeiro de 2026

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Cidades

09/07/2014 19:00

Agetran tornará ruas sentido único nos bairros São Francisco e Vila Célia

Mão Única

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Agetran, está elaborando projetos de reordenamento viário entre os bairros São Francisco e a Vila Célia, região central de Campo Grande. Os bairros compreendem o quadrilátero entre a Avenida Ceará, Amazonas, 14 de Julho e Mato Grosso.


O plano de reformulação viária prevê a implantação do sistema binário que torna as principais vias em mão única, onde uma rua trabalha o tráfego no sentido centro e outra no sentido bairro, assim sucessivamente.


No projeto, estão incluídas as vias de grande circulação de veículos durante todo o dia, dentre elas estão: a Amazonas, a Pernambuco, Rua das Garças e a Abraão Júlio Rahe e as transversais Espírito Santo e a Alagoas. As mudanças de sentido nas vias visam melhorar a fluidez no trânsito e a segurança dos pedestres, principalmente em horário de pico.


Entre as mudanças do projeto de reordenamento de trânsito estão a retirada da rotatória existente nos cruzamentos da Rua Amazonas com a Ruas Brasil, José Antônio, Padre João Crippa e Rui Barbosa. Ainda conforme o plano, uma nova sinalização viária horizontal e vertical será implantada no entorno regulamentando toda a área.


Foto: Ernesto Franco


Para a publicitária Rafaella Dias, 25 anos, que mora no Bairro Santa Fé, próximo às futuras mudanças, disse que o reordenamento do trânsito é bem vindo. “Eu acho que pode melhorar a fluidez com os carros. Tem hora que a Av. Ceará fica intransitável, principalmente em horário de pico, sentido a Universidade”, analisou Rafaella.     


Já Dona Marina Borges, 57 anos, que mora na Rua Amazonas com a Rua Sergipe acha que a sinalização é uma opção viável na tentativa de alertar os motoristas. “Quase todo dia tem acidente aqui em frente de casa. A prefeitura tem que sinalizar melhorar a rua e as esquinas. Se aqui ficar mão única acho que melhora, mas eu espero mesmo que os acidentes diminuam”, disse a dona de casa.


Segundo o diretor-presidente da Agetran, Jean Saliba, o aumento da frota de veículos na área central da Capital o trânsito está saturado e precisa ser modificado em alguns pontos.


“O objetivo é desafogar o trânsito nessas vias de grande circulação de veículos. O projeto traz amplas mudanças que serão necessárias e importantes para melhoraria da mobilidade urbana”, ponderou.


O projeto proposto compreende as seguintes ruas do quadrilátero:


Rua Amazonas: sentido único a partir da av.Ceará/Rua 13 de maio (bairro-centro)

Rua Pernambuco: sentido único da rua 13 de maio /Ceará (centro-bairro)

Rua Eduardo Santo Pereira: sentido único total da av.Ceará/Rua 13 de maio (Bairro-centro)

Rua das Garças: sentido único rua 13 de maio /Ceará. (Centro-bairro)

Rua Abrão Júlio Rahe: sentido único da av.Ceará/ Rua 13 de maio (bairro-centro)


Transversais

Rua Espírito Santo: sentido único da av.Mato Grosso/Amazonas

Rua Alagoas: sentido único da rua Amazonas/Mato Grosso


Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias