A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

14/09/2016 14:29

A+ A-

Agraer promove curso de pintura em tecido e vidro em projetos de assentamento

Os cursos foram viabilizados em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu cursos de pintura em tecido e em vidro para 28 agricultores familiares dos Projetos de Assentamento (PA) Santa Luzia e Sucesso do município de Nova Alvorada do Sul.

O objetivo dos cursos foi ensinar as práticas básicas de pintura em tecido e vidros: mistura de tintas, cores adequadas, molde, riscos, colagem, forma de aplicação e comercialização.

A geração de renda a partir do artesanato foi um dos pontos abordados. “A criação e geração de renda por venda de artesanatos se torna uma boa opção, pois, a maioria das produtoras após a realização dos trabalhos diários do campo e domésticos fica ociosa. A pintura em tecido e vidros tem um grande ‘nicho’ de mercado por ser um produto bem visto e apreciado por pessoas de todas as idades e classes sociais”, pontuou.

Os benefícios pessoais também foi outra questão apontada. “Falamos sobre o prazer pessoal que a pintura em tecido e vidros proporciona ao artesão e também sobre a importância da diversificação das atividades para a obtenção de renda na propriedade”, afirmou a responsável técnica pelo curso e servidora da Agraer, Cinthya Lage.

Os cursos foram viabilizados em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres que forneceu o material necessário, dentre eles: tintas em diversas cores, placas, carbono, colas, tecidos, pinceis e materiais de apoio. Já os vidros trabalhados foram trazidos pelos participantes. A organização do encontro: divulgação e mobilização dos produtores couberam a Agraer.

Uma confraternização marcou o encerramento dos cursos em cada assentamento. “Entregamos certificados e reunimos todos os artesanatos produzidos. A equipe se surpreendeu com o resultado. Os produtos foram apresentados pelos artesãos com finalização em crochê e barrados em tecidos. Os artesãos uniram o conhecimento adquirido no curso com a vivência que possuíam e o resultado foi o melhor possível”.

No caso do PA Santa Luzia, os cursos foram solicitadas durante a oficina de planejamento inicial da Chamada Pública do Incra. Para a execução dos cursos  a Agraer buscou parceria com a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias