Menu
quarta, 28 de julho de 2021
SEGOV - MICROCREDITO 27 A 29/07
Cidades

Agraer promove curso de pintura em tecido e vidro em projetos de assentamento

Os cursos foram viabilizados em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres

14 setembro 2016 - 14h29Por Agraer

A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu cursos de pintura em tecido e em vidro para 28 agricultores familiares dos Projetos de Assentamento (PA) Santa Luzia e Sucesso do município de Nova Alvorada do Sul.

O objetivo dos cursos foi ensinar as práticas básicas de pintura em tecido e vidros: mistura de tintas, cores adequadas, molde, riscos, colagem, forma de aplicação e comercialização.

A geração de renda a partir do artesanato foi um dos pontos abordados. “A criação e geração de renda por venda de artesanatos se torna uma boa opção, pois, a maioria das produtoras após a realização dos trabalhos diários do campo e domésticos fica ociosa. A pintura em tecido e vidros tem um grande ‘nicho’ de mercado por ser um produto bem visto e apreciado por pessoas de todas as idades e classes sociais”, pontuou.

Os benefícios pessoais também foi outra questão apontada. “Falamos sobre o prazer pessoal que a pintura em tecido e vidros proporciona ao artesão e também sobre a importância da diversificação das atividades para a obtenção de renda na propriedade”, afirmou a responsável técnica pelo curso e servidora da Agraer, Cinthya Lage.

Os cursos foram viabilizados em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres que forneceu o material necessário, dentre eles: tintas em diversas cores, placas, carbono, colas, tecidos, pinceis e materiais de apoio. Já os vidros trabalhados foram trazidos pelos participantes. A organização do encontro: divulgação e mobilização dos produtores couberam a Agraer.

Uma confraternização marcou o encerramento dos cursos em cada assentamento. “Entregamos certificados e reunimos todos os artesanatos produzidos. A equipe se surpreendeu com o resultado. Os produtos foram apresentados pelos artesãos com finalização em crochê e barrados em tecidos. Os artesãos uniram o conhecimento adquirido no curso com a vivência que possuíam e o resultado foi o melhor possível”.

No caso do PA Santa Luzia, os cursos foram solicitadas durante a oficina de planejamento inicial da Chamada Pública do Incra. Para a execução dos cursos  a Agraer buscou parceria com a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul.

Leia Também

Vídeo: vereador distribui sopão em noite com frio de 10º em Campo Grande
Cidade Morena
Vídeo: vereador distribui sopão em noite com frio de 10º em Campo Grande
Vídeo: políticos saem na porrada durante debate em TV
Geral
Vídeo: políticos saem na porrada durante debate em TV
Pacientes com suspeita de covid denunciam dia de descaso na UPA Coronel Antonino
Cidade Morena
Pacientes com suspeita de covid denunciam dia de descaso na UPA Coronel Antonino
Apoiador de Lula que incendiou estátua dá 'desculpa esfarrapada' e é preso em SP
Geral
Apoiador de Lula que incendiou estátua dá 'desculpa esfarrapada' e é preso em SP