O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu nesta quarta-feira (15) um alerta de chuvas intensas com grau de severidade considerado como "Perigo Potencial" para todo o estado de Mato Grosso do Sul. O aviso teve início às 09h26 desta quarta-feira (15) e segue válido até às 10h de quinta-feira (16/10/2025).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 mm ao longo do dia, acompanhadas de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Ainda que o risco seja considerado baixo, há possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas.
A recomendação do órgão é que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores, já que há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica durante o período de instabilidade.
A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão à disposição para fornecer orientações e atendimento em caso de emergência.
Municípios sob alerta
Ao todo, 67 municípios de Mato Grosso do Sul estão sob o alerta emitido pelo Inmet. Entre eles, estão Campo Grande, e cidades como Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã, Aquidauana, Nova Andradina, Coxim, Maracaju e Bonito. A lista completa inclui:
Água Clara, Alcinópolis, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Taquarussu, Terenos, Três Lagoas e Vicentina.
A população deve ficar atenta às atualizações dos órgãos oficiais de meteorologia e de defesa civil durante a vigência do alerta. Em situações de emergência, busque abrigo seguro e siga as orientações das autoridades locais.








