A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) de Campo Grande faz um alerta, após Mato Grosso do Sul registrar a morte de duas crianças, picadas por escorpiões.
A Secretaria publicou informações nas redes sociais, com dicas para manter o animal invertebrado artrópode longe de casa.
Confira as dicas:
1. Vedar frestas em paredes e muros
2. Vedar soleiras de portas
3. Vedar pias e ralos, abrindo apenas no momento do uso
4. Não acumular lixo
5. Afastar camas e sofás das paredes
6. Inspecionar sapatos antes do uso
7. Proteger-se com luvas e calçados fechados ao manusear materiais acumulados em quintais
O cidadão também pode solicitar uma inspeção na residência, seja no balcão da recepção do CCZ, ou pelo telefone 2020-1796 (horário comercial).
Primeira morte
Uma criança de 3 anos morreu, após ser picada por um escorpião, em Paranaíba. O caso aconteceu no dia 28 de abril.
A menina foi entubada, mas não resistiu. A criança ficou cerca de 12 horas sob medicação.
Segunda morte
João Pedro Santos Barbosa, de 7 anos, morreu após ser picado por um escorpião, no dia 1° de Maio. O caso ocorreu em Cassilândia, cidade do interior a 432 km de Campo Grande.
Ele teria sido picado quando foi colocar um capacete na cabeça. O escorpião que estava dentro do objeto e picou o seu pescoço. Ele estava sob os cuidados da tia e reclamou de dores, porém o bicho não foi localizado.
A tia suspeitou do ataque e levou a criança até à Santa Casa de Cassilândia, onde ele passou o domingo internado. Devido à gravidade do caso, João foi transferido na segunda-feira (2) para a Santa Casa de Campo Grande, mas não resistiu e veio a óbito antes de chegar na Capital.