TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Cidades

14/08/2020 16:39

A+ A-

Balanço mostra que força-tarefa reduziu de 301 para 50 os focos de incêndio no Pantanal

Possibilidade de chuva nos próximos dias pode ajudar no combate ao fogo

Trabalho da força-tarefa que compõem a Operação Pantanal, de combate às queimadas na região pantaneira de Mato Grosso do Sul, conseguiu reduzir os focos de incêndio de 310 para 50. Esse é o balanço dos últimos seis dias de atuação dos brigadistas e militares na região. 

Os resultados são referentes aos trabalhos dos dias 7 a 13 de agosto e foi apresentado nesta sexta-feira (14), em entrevista coletiva promovida pelo Corpo de Bombeiros. 

“Sem todo esse esforço conjunto, a situação seria inimaginável. Tivemos uma redução expressiva no número de focos de incêndio no Pantanal, mas temos ainda os impactos na biodiversidade pantaneira, os prejuízos à fauna, à flora e à atividade econômica da região. Os combates continuam enquanto houver focos de incêndio no Pantanal. O governo proibiu as queimadas de qualquer natureza nesse período, seja em área rural ou urbana. Por isso, é importante que a população denuncie essa prática por meio do 193, para que possamos investigar e fiscalizar”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.

A Operação Pantanal II é comandada pela Marinha em Corumbá, pelo contra-almirante Sérgio Gago Guida, em parceria com os governos estaduais de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, por meio do Corpo de Bombeiros dos dois Estados, com o apoio dos brigadistas do Ibama/Prevfogo, Defesa Civil, PMA, militares da Marinha e apoio logístico do Exército Brasileiro. A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) coordena o comitê de ações no âmbito da administração estadual.

Boa notícia

Segundo a coordenadora do Centec-MS-Semagro, Franciane Rodrigues, há boas condições para a ocorrência de chuva nos próximos dias naquela região, o que vai ajudar no combate às chamas. 

Desde março, o Governo do Estado, por meio da Semagro, criou uma rede permanente de combate às queimadas e manteve ativa a Sala de Situação, onde as condições climáticas são monitoradas para embasar ações estratégicas e preventivas.

 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias