Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Cidades

Barreiras sanitárias começam a funcionar hoje nas divisas entre MS, SP e PR

Objetivo é evitar o contágio pelo covid-19

01 abril 2020 - 07h16Por Diana Christie

O Governo do Estado ativou, nesta quarta-feira (1º), as barreiras sanitárias em Bataguasu, Três Lagoas e Mundo Novo. Em Campo Grande, os passageiros que desembarcam pelo aeroporto já passam por triagem e as demais barreiras serão implantadas gradativamente.

Até o fim da pandemia, o governo pretende manter 13 barreiras, sendo 12 fixas que usarão os postos de arrecadação do ICMS da Secretaria de Estado de Fazenda e uma volante localizada em Costa Rica.

A estrutura será montada pelos municípios e o governo contribuirá com 78 policiais militares e bombeiros.

Como vai funcionar o atendimento

Os motoristas e acompanhantes serão submetidos a um questionário de verificação e, caso a resposta seja positiva, medidas de verificação como aferição da temperatura corporal por meio de um termômetro digital infravermelho, constatação de dificuldade de respiração, coriza, tosse seca, dor de cabeça, vômitos, serão realizadas.

Os sintomáticos, que apresentem doenças respiratórias, deverão preencher um formulário e um termo de compromisso para apresentação obrigatória ao serviço de saúde e procurar uma unidade hospitalar municipal. E os assintomáticos, que tenham tido contato com suspeitos de Covid-19, deverão se comprometer a cumprir isolamento voluntário em casa, por sete dias.