Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Cidades

BIG BROTHER MS: população aumenta isolamento social e só uma cidade tem alerta

Em relação ao Brasil, MS aparece entre os estados com mais da metade da população cumprindo o isolamento social

03 abril 2020 - 12h58Por Diana Christie

Sistema de monitoramento que usa informações dos celulares da população mostra que Mato Grosso do Sul melhorou os índices de isolamento social, com alerta apenas para a cidade de Antônio João.

No mapa as cores, vermelho, laranja, amarelo e verde variam conforme o índice de isolamento numa escala que vai de 0% a 100%. Segundo o governo, nesta quinta-feira (2), apenas Antônio João ficou com média de 43,4% e coloração vermelha no monitoramento. 

Em relação ao Brasil, MS aparece entre os estados com mais da metade da população cumprindo o isolamento social. O comparativo entre os mapas que sinalizam a taxa média de isolamento social dos dias 1 e 2 de abril, aponta um salto de 47,2% para 54,3%.

O sistema

Segundo o gorno, o módulo de software disponibilizado pela In Loco, permite verificar a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas e identificar as localidades que estão cumprindo ou não os protocolos de distanciamento social. Os dados coletados consideram um perímetro de 450 metros da residência do usuário.

A ferramenta, no entanto, não consegue identificar diretamente os usuários dos smartphones mapeados. “A única informação coletada é a localidade do aparelho, por meio de sensores presentes nos smartphones, como Wi-Fi, Bluetooth, GPS, entre outros. Portanto, não temos acesso aos dados de identificação civil como nome, RG, CPF e endereço de e-mail, por exemplo”, explica o CEO da In Loco, André Ferraz.

O governo enfatiza que projeto, direcionado ao combate do coronavírus, “respeita não apenas a privacidade dos indivíduos mas todos os aspectos legais previstos na Constituição Federal, Marco Civil da Internet, o Código de Defesa do Consumidor, o Código Civil e se enquadra na Lei Geral de Proteção de Dados que entrará em vigor em agosto de 2020”.