Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Cidades

Black Friday ainda é desconhecida na Capital

Promoção

28 novembro 2013 - 17h45Por Renan Gonzaga

A Black Friday é uma campanha iniciada nos Estados Unidos, realizada na última sexta-feira do mês de novembro, na qual os lojistas colocavam todo o estoque remanescente em liquidações vantajosas, com objetivo de renovar os produtos.


Segundo o diretor da Associação Industrial e Comercial de Campo Grande (ACICG), João Carlos Polidoro, a campanha é uma grande oportunidade para impulsionar as vendas, que naturalmente aumentam no período de fim de ano, quando os trabalhadores recebem o 13º salário.


"A Black Friday é uma chance dos lojistas iniciarem a campanha de natal e aproveitar o período de festas e compra de presentes. No entanto, só vale a pena se os preços realmente apresentarem descontos vantajosos. Como não é fiscalizado pelas entidades do comércio, cabe ao consumidor pesquisar os locais e os preços oferecidos", aconselha Polidoro.


Na loja de eletrodomésticos City Lar, no centro de Campo Grande, o gerente explica que deve ser feita uma programação especial no final de semana para atrair consumidores. "A gente vai receber uma carreta de produtos hoje e uma amanhã. Vamos deixar só uma porta aberta da loja, e alguns preços de até 50% de desconto", explica Kelcio Luis, de 31 anos.


Para fugir do horário de pico, o casal Natiele Paixão, 26 anos, e Nelson Santos, 36 anos, começou a pesquisar os preços já na quinta-feira. "Queremos montar nossa casa, então essas promoções devem ajudar", comenta a funcionária pública. "Mas estamos só na pesquisa, já que está tudo tão caro que não tem como comprar muitas coisas", completa Nelson.


Pegando alguns campo-grandenses desprevenidos, a promoção até o ano passado acontecia só pela internet. A falta de costume do consumidor da cidade, que está começando se adaptar aos moldes americanos de compra e venda, faz o evento passar tímido ou até despercebido por Campo Grande.


Para a costureira Emiliana Cavalcante, 40 anos, que não sabia que Black Friday é o nome da campanha, revela que está de olho em algo barato porque ouviu pessoas comentando sobre a promoção. "Eu vi o pessoal falando. E agora que o estamos com o décimo na mão a gente pode comprar mais", comenta.