A ABMCJ (Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica) promove, entre os dias 27 e 29 de abril, o 2º Encontro Mulher e Poder: Empoderamento como Direito Fundamental das Mulheres. O evento será realizado em Bonito, com a presença da ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Assusete Magalhães, e a desembargadora Maria Isabel Matos Rocha.
A programação inclui 12 palestras que abordarão diversos temas, como igualdade de gênero, sub-representação das mulheres na política e o descumprimento das cotas eleitorais, sustentabilidade e mídia, além de três painéis com debates a respeito da violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul.
Segundo a presidente da ABMCJ, Rachel De Paula Magrini Sanches, o objetivo é tratar os direitos fundamentais das mulheres, levar depoimentos de mulheres que superaram a violência e apresentar a rede de apoio para as vítimas. Nos painéis, ela destaca as várias faces da violência doméstica.
“A violência contra a mulher não é só a agressão física em si, existe a agressão moral e vamos analisar a aplicação da Lei Maria da Penha nesse sentido, onde elas [as vítimas] encontraram amparo nessas questões. Vamos trazer histórias de mulheres que conseguiram superar esse problema, a rede de apoio e muito mais”, conta.
Confira abaixo o cronograma do evento:

A organização
Com sede internacional na Espanha e sede nacional em São Paulo, a ABMCJ foi criada em 1985 e conta, hoje, com mais de três mil sócias em 25 estados da federação brasileira, entre magistradas, procuradoras, promotoras de Justiça, professoras universitárias, delegadas de polícia e, em sua maior parte, advogadas.
De acordo com a assessoria do evento, a Associação está vinculada, desde a sua origem, à La Fédération Internationale des Femmes des Carrières Juridiques criada em Paris, em 1931, sendo órgão consultivo da ONU (Organização das Nações Unidas), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OIT (Organização Internacional do Trabalho).








