A unidade móvel do Hospital do Câncer de Barretos está no estádio Jacques da Luz, no Bairro Moreninhas, em Campo Grande. A carreta chegou na última segunda-feira (5), e vai ficar no local até o dia 12 de junho. Nesses período a expectativa é que cerca de 6 mil mulheres realizem os exames de mamografia e papanicolau.
Os exames são para prevenção e diagnóstico de câncer são realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com estrutura e equipamentos modernos, o veículo, conta com três salas de atendimento e quatro profissionais, entre eles, um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um técnico em radiologia.
O enfermeiro e chefe, Antônio José, destaca que não há necessidade de encaminhamento médico. "As mulheres precisam apresentar apenas um comprovante de residência, além do cartão do SUS e um documento pessoal", informou. Ele também ressaltou que para deixar as pacientes mais a vontade durante o atendimento, os exames são realizados por mulheres.
A pedagoga Maria Aparecida Gomes, de 52 anos, mora a menos de duas quadras do Jacques da Luz e não desperdiçou a oportunidade de colocar os exames em dia. "Marquei em um dia e já fui chamada para fazer um dos exames no dia seguinte", afirmou.
Segundo a pedagoga, o atendimento atendeu as expectativas. "Foi ótima a consulta. Fui muito bem atendida. É uma excelente oportunidade para que as mulheres possam cuidar mais da saúde e principalmente na nossa Capital onde o sistema de saúde está precário", declarou.
Para a comodidade das pacientes, as consultas também podem ser agendadas durante visitas realizadas por agentes de saúde. Neste caso, basta ir a unidade móvel, no dia e hora marcados.
Ao todo 1.950 mulheres, com idades de 40 a 69 anos, terão a oportunidade de realizar a mamografia e 3.900 pacientes com faixa etária de 25 a 65 anos poderão fazer o papanicolau. A estimativa é que a meta seja cumprida e que 5.850 exames sejam realizdos nesse período pela unidade móvel.
Em casos normais as pacientes recebem o resultado dos exames, em casa, em torno de 40 dias, via Correios. Caso seja detectada alguma alteração, os exames são encaminhados para a unidade física do Hospital do Câncer de Barretos, localizada no bairro Aero Rancho, e a mulher será chamada, por telefone, para que possa realizar exames específicos e mais detalhados.
O enfermeiro lembra que quantos antes obter o diagnóstico, maiores as possibilidades de cura. "Com um diagnóstico precoce, podemos estimar a possibilidade de 90% de chances de cura", enfatizou.
A carreta ficará disponível no estádio Jacques da Luz até o dia 20 de junho. O atendimento é gratuito e pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.