PREF MARACAJU - REFIS - JULHO 2025

terça, 08 de julho de 2025

Busca

terça, 08 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Mês das Mulheres

há 2 anos

Cassems abre calendário de ações com exame de prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma

A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul abre amanhã (8), o calendário de ações de prevenção e cuidado à saúde da mulher com a realização do "Dia M". 

A iniciativa de sensibilização para o enfrentamento ao câncer de mama disponibilizará, mais uma vez, exame de mamografia, essencial para o diagnóstico e rastreio precoce da doença.

O exame será realizado sem a cobrança de fator participativo, e tem o objetivo de atualizar o exame em beneficiárias com atraso do preventivo. O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2023 a estimativa é de 73 mil novos casos registrados no país e até 2025 estima-se que sejam registrados 74 mil casos novos por ano.

Devem ser registrados mais de 900 novos casos em 2023, uma taxa de 62,22 casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres. 

A alta incidência e projeção de aumento dos casos incentivaram a Cassems a criar a ação ‘Dia M’ para atualizar o exame de mulheres possibilitando assim, o diagnóstico precoce da doença.

Para a diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, a prevenção é uma forma de autocuidado da mulher e reforça a importância das mulheres terem esse olhar atento para a própria saúde. 

“A mulher vive no extremo de estresse, com muita atividade. Geralmente é quem cuida da família inteira, desde os mais velhos até as crianças e nessa pauta acaba negligenciando sua saúde”, afirma.

O médico oncologista e coordenador da Rede Amo da Cassems, Lucas Vian, ressalta que uma das formas de incentivar o rastreio precoce da doença é a realização de ações de prevenção e conscientização, como o Dia M, e destaca que o primeiro passo é o autoexame.

"A dica é: não espere os sintomas e conheça seu corpo, conheça suas mamas e para isso realizamos os exames de rastreio. Em caso de perceber algo diferente do habitual - um caroço na mama, secreção que esteja saindo do mamilo, a pele da mama retraída ou parecida com a casca de uma laranja ou coceira no mamilo - procure ajuda médica”, afirma.

Vian alerta para o aumento dos casos em mulheres mais jovens. “Isso vem ocorrendo devido a vida estressante, em que a mulher está cada vez mais sedentária, priorizando o trabalho e diminuindo o número de filhos, optando por gestação mais tardia (após os 30 anos de idade) ou mesmo optando por não ter filhos. Além do sedentarismo, a obesidade e uma alimentação inadequada”, disse.

A orientação da Diretoria de Assistência à Saúde da Cassems é para que todas as mulheres reservem uma hora do seu dia para a realização de exames de prevenção e cuidado à saúde. 
Budib destaca ainda que colaboradoras da Caixa dos Servidores podem fazer o agendamento para o exame pelo telefone (67) 9 9974-0599. 

“Você não vai perder mais que 15 minutos no cadastro e quando você for realizar seu exame, é 1 hora do seu dia que você vai tirar para esse cuidado”, completa Maria Auxiliadora Budib.

A ação que é destinada às beneficiárias da Cassems, a partir dos 40 anos de idade, que há mais de 2 anos não realizam os exames, terá um acolhimento ainda mais especial com o calendário do ônibus da saúde nas regionais entre os meses de março a outubro, para maior alcance das beneficiárias do público alvo. No Dia da Mulher, 8 de março, a partir das 7h, o ônibus estará no estacionamento do Hospital Cassems de Campo Grande, localizado na Avenida Mato Grosso, 5151, abrindo a campanha com as colaboradoras da Cassems.
 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias