O Centro-Oeste deverá ser atingido por fortes tempestades na próxima semana, devido à formação de um ciclone no Rio Grande do Sul, entre terça (9) e quarta-feira (10), que deverá incluir tempestades severas e vento intenso.
A baixa pressão em médios e altos níveis da atmosfera vinda do Pacífico vai entrar em fase com uma baixa pressão em superfície no Paraguai que vai se deslocar para o Oeste do Rio Grande do Sul no final da segunda-feira (8), conforme dados do MetSul.
Na terça-feira (9), como consequência da interação entre as baixas pressões, começará um processo de ciclogênese (formação de um ciclone) entre o território gaúcho e uruguaio com intensa instabilidade.
A pressão atmosférica deve desabar ao longo da terça-feira no Rio Grande do Sul com valores atipicamente baixos, gerando forte a intensa instabilidade com convecção que será profunda e que vai se estender ao restante do Sul do Brasil e a setores das regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Há um alto risco de uma onda de tempestades na terça-feira no Sul, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, com possibilidade de numerosos temporais, alguns fortes a severos de vento e granizo.
Segundo o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, do Metsul, a combinação entre as baixas pressões é "explosiva", com temporais que podem causar danos severos, seja por granizo ou vento, com rajadas acima de 100km/h. Em alguns pontos, a chuva poderá ser excessiva, com acumulados em poucas horas, com riscos de enxurradas e inundações repentinas. Modelos apontam que setores isolados podem ter volumes de 100 mm a 200 mm.










