MON PETIT FINAL 2023
Menu
quinta, 07 de dezembro de 2023 Campo Grande/MS
TCE DEZEMBRO 2023
Cidades

Meteorologia reforça frente fria e temporais no fim de semana em MS

Fenômeno servirá para por fim na onda extrema de calor, mas gera preocupação com ventos de até 100 km/h e risco de destruição

17 novembro 2023 - 16h17Por Vinicius Costa

Como bem diz o ditado, "depois da tempestade, vem a bonança". Muitas pessoas comemoraram o fato de uma frente fria estar chegando em Mato Grosso do Sul, servindo para por um fim na onda extrema de calor, trazendo de volta as temperaturas habituais em várias regiões neste final de semana.

Mas há uma preocupação extra nisso tudo, já que a frente fria abrirá portas para chuvas e temporais, podendo ter rajadas de vento entre 80 e 100 km/h, queda de granizo e risco de destruição. Nesta sexta-feira (17), por exemplo, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de tempestade com grau de severidade classificado como 'perigo'.

Esse comunicado segue vigente até o sábado (18) e as potenciais tempestades poderão ter aguaceiro de até 100 milímetros ao final do dia, ventos intensos e risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos em todo Mato Grosso do Sul.

O TopMídiaNews mostrou ontem que a frente fria será capaz de romper o bloqueio atmosférico, situações previstas pelos sistemas meteorológicos do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) e o Climatempo. Vale ressaltar que a frente fria não está associada a quedas bruscas de temperaturas, mas sim fim da onda extrema de calor. Ou seja: adeus aos 40°C ou mais.

E nesta sexta, o Inmet também apresentou sua previsão que reforça a chegada desse fenômeno. Conforme o instituto, a aproximação da frente fria acontece no sábado, chegando aos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

Já no domingo (19), os temporais tendem a se espalhar por toda a área central do país, "devido ao aumento na convergência de umidade pelo continente, padrão que, aliado a atmosfera fortemente quente, úmida e instável, mantém o cenário".

Em Campo Grande, por exemplo, por conta dessa frente fria que trará chuvas e até tempestades, a mínima pode voltar aos 22°C e a máxima se estabilizar na casa dos 31°C.